Links de Acesso

O corpo do antigo presidente Ronald Reagan - 2004-06-10


O corpo do antigo presidente Ronald Reagan encontra-se em câmara ardente na rotunda central do Capitólio.

Após a transferencia do auto fúnebre que tinha trazido o caixão desde a base aérea de Andrews, a urna foi colocada num armão puxado a cavalos através da avenida da Constituição, acompanhado de guarda de honra militar até à base da escadaria do Capitólio.

Após a passagem de uma esquadrilha integrando 21 aparelhos, a urna foi levada através dos 71 degraus do exterior do edifício, até ao coração do Capitólio.

Perante Nancy Reagan e outros membros da família presentes, o capelão da Câmara dos Representantes, o reverendo Daniel Coughlin proferiu uma invocação.

“Ronald Wilson Reagan teve muitos papéis na sua vida, de esposo, pai, governador. Mas o papel mais destacado na cena mundial seria como quadragésimo presidente dos Estados Unidos da América. Com o seu estilo e atitude desempenhou o cargo com simplicidade. Com compaixão e sentido de oportunidade deu vigor à nação e esperança ao mundo”.

Seguiram-se elogios funebres ao antigo presidente por parte do presidente pro tempore do Senado, Ted Stevens e o "speaker" da Câmara dos Representantes.

Denominando Reagan de individualidade com destino, o vice presidente, Dick Cheney, afirmou que o antigo presidente manifestou força de caracter e convicção, verdadeira liderança e coragem até ao final da vida.

“Ronald Reagan foi mais do que uma figura histórica, foi um homem providencial que apareceu na altura em que a nação e o mundo necessitavam dele. Acreditando, como o fez, que existe um plano para cada vida, aceitou os deveres que lhe foram atribuidos, como ainda as provações por que passou no final da vida”.

O presidente George W. Bush não esteve presente na cerimónia, por se encontrar na Geórgia, a participar na cimeira dos dirigentes do Grupo dos Oito.

Quando regressar a Washington estava previsto que Bush fosse visitar Nancy Reagan na Blair House, a residência dos convidados oficiais, situada nas proximidades da Casa Branca.

Ainda esta quinta feira, o presidente Bush e a esposa, Laura tencionam prestar homenagem ao antigo presidente Reagan.

O presidente Bush, e o seu pai, George Herbert Walker Bush, que sucedeu a Reagan em 1989, encontram-se entre as individualidades que vão proferir elogios fúnebres na cerimónia religiosa marcada para o dia de sexta feira na Catedral Nacional de Washington.

O regresso dos restos mortais de Reagan ao edifício do Capitólio, regista-se após mais de 15 anos do sétimo e ultimo discurso sobre “o Estado da União” que proferiu em Janeiro de 1988, aliás o ultimo ano na presidência dos Estados Unidos.

Dezenas de milhar de pessoas, muitas delas que se deslocaram a Washington de grandes distancias, estão a desfilar perante a urna de Ronald Reagan até à manhã de sexta feira, altura em que os restos mortais irão iniciar a viagem de regresso até à Califórnia para a cerimónia de enterro.

XS
SM
MD
LG