Links de Acesso

Reforço do controle da fronteira - 2004-06-10


O governo do Cuando Cubango deverá responder positivamente à intenção das autoridades zambianas de estenderem a sua actividade diplomática às províncias de Angola com as quais partilha fronteira. Com efeito a Zâmbia poderá vir a instalar consulados nas cidades de Menongue e Luena, no Moxico.

A ideia avançada pela parte zambiana na última reunião dos comandos regionais militares de Angola e da Zâmbia, visa o exercício de maior controlo da circulação de pessoas e bens entre os dois países.

O governador João Baptista Chindandi, referiu que um entendimento desta natureza poderá agilizar o regresso ao país de muitos angolanos refugiados no território vizinho.

«A concretizar-se isso iria facilitar a cooperação entre Angola e a Zâmbia, sobretudo nesta fase, em que temos muitos refugiados, nomeadamente nos campos de refugiados de Maiwcaywca, Nanguashi, de Maweva e outros».

A linha de fronteira entre a província angolana de Cuando Cubango e as regiões do norte da Zambia estende-se por mais de 100 quilómetros. Actualmente está mal protegida facilitando a actividade de marginais. Nos últimos dias, segundo apurou a Voz de América, efectivos da polícia de fronteira foram colocados ao longo da fronteira comum.

O tráfico de diamantes, armas e o roubo de gado são os crimes mais comuns registados ao longo da fronteira entre os dois países. (Freitas Manuel)

XS
SM
MD
LG