Representantes das missões da ONU na Costa do Marfim, na Libéria e na Serra Leoa reuniram no Senegal numa tentativa de reforçar as operações através das respectivas fronteiras.
O encontro foi organizado para fazer aplicar as sugestões feitas o mês passado em Nova Iorque pelo secretario geral da ONU, Kofi Annan, que destacou a importância de ser assumida uma perspectiva regional, numa área que tem sido assolada por décadas de guerra civil.
Uma das sugestões sobre a mesa no encontro do Senegal foi o da coordenação das operações da ONU na região.
O analista do grupo Crise Internacional, Stephen Ellis considera que a perspectiva da África Ocidental e algo que a sua organização tem vindo a sugerir há vários meses.
Segundo ele, as três missões da ONU existentes na Serra Leoa, na Libéria e na Costa do Marfim realizam o mais que podem para tentar comunicar entre si.
Ellis acrescenta que a melhoria de coordenação entre as três missões terá uma espécie de comando supremo.
O enviado especial da ONU para a Costa do Marfim, Albert Tevoedjre refere que o controle das áreas de fronteira é importante para manter a estabilidade na região.
Os representantes das missões examinam a possibilidade de serem realizadas operações de perseguição através das fronteiras, o que permitira aos capacetes azuis de um pais passar para um outro nas suas actividades.