Links de Acesso

Frágil cessar-fogo - 2004-04-13


Enquanto se ouviam ainda tiroteios e explosões na manhã da segunda-feira em Fallujah, a luta entre as forças americanas e iraquianas tornava-se menos intensa a oeste de Bagdade no âmbito do frágil cessar-fogo que entrou em vigor no domingo, ontem.

As tropas americanas têm estado a conduzir uma forte ofensiva contra as milícias muçulmanas sunitas em Fallujah, resultando num número calculado em cerca de 600 mortos e mais de mil e duzentos feridos, iraquianos.

Entretanto, mediadores e insurrectos sunitas continuam envolvidos em tentativas para a extensão do cessar-fogo.

Os fuzileiros americanos atacaram Fallujah a semana passada em retaliação contra a morte e mutilação de 4 trabalhadores americanos, guardas de segurança, que foram emboscados na cidade, há cerca de duas semanas.

Enquanto isso, ao sul de Bagdade, na Cidade de Karbala, aviões americanos lançavam panfletos, advertindo a população iraquiana para se manter à distância das bases da coligação, prometendo retaliação se as suas forças fossem atacadas. Milicias muçulmanas shiitas têm estado em luta contra as tropas americanas ao sul do Iraque.

Entretanto, noticias referem que homens armados iraquianos raptaram sete cidadãos chineses em Fallujah, afirmando as autoridades chinesas que os reféns se situam entre os 18 e 49 anos de idade. Não foi dada qualquer razão porque os sete chineses se encontravam no Iraque. Pequim afirma que está a envidar todos os esforços para obter a sua libertação.

Continua, por outro lado, a ser desconhecido o paradeiro dos três cidadãos japoneses, raptados a semana passada, no Iraque. Os militantes transmitiram um vídeo em que afirmavam que os três reféns seriam queimados vivos a menos que o Japão retire do Iraque o seu contingente de cerca de 500 homens, condição que Tóquio tem rejeitado até aqui.

Acredita-se que os insurrectos iraquianos estejam a manter em seu poder vários reféns estrangeiros, entre os quais, um americano, afim de forçar o levantamento do cerco de Fallujah, posição que os militares americanos que não irão abandonar.

XS
SM
MD
LG