Links de Acesso

Situação a resolver pela negociação e não pela confrontação - 2004-04-08


Um porta voz do Conselho Supremo para a Revolução Islâmica no Iraque indicou que terá de ser obtido um acordo com al-Sadr para por termo ao levantamento shiita muçulmano, durante o qual inúmeras pessoas já foram mortas.

Aquela individualidade numa entrevista radiofónica a partir de Bagdad precisou que a ofensiva da coligação contra os milicianos de al-Sadr só vão contribuir para o aumento da rebelião.

Segundo a mesma fonte o despoletar da situação deve ser obtido por meios pacíficos, pela negociação e não pela confrontação ...

Não existe qualquer indicação de que a coligação liderada pelos Estados Unidos tencione abrandar a pressão, tendo o comandante das forças terrestres no Iraque, o tenente general do exército, Ricardo Sanchez, sublinhado que os ataques vão prosseguir até que seja eliminada a influencia de al-Sadr, e que a força de milicianos deixe de constituir uma ameaça para o Iraque e os seus cidadãos.

Os Estados Unidos pretendem a detenção de al-Sadr por alegada conspiração no assassinato, o ano passado, de um outro clérigo. As autoridades norte americanas determinaram o encerramento de um jornal próximo de al-Sadr, e detiveram um dos seus mais próximos adjuntos.

O antigo representante em Londres do Conselho Supremo para a Revolução Islâmica no Iraque, al-Bayati, indicou que muitos iraquianos se interrogam das razões que levaram os Estados Unidos a não terem agido mais cedo contra al-Sadr, e do porque de o fazerem agora.

Enquanto isto, Adnan Pachachi, que integra o Conselho Governativo iraquiano afirmava à estação árabe al-Jazeera estarem a decorrer negociações com al-Sadr no sentido de por termo ao levantamento.

O general Sanchez reconheceu a existência de conversações, sublinhando no entanto que a coligação não se desviará do objectivo de re estabelecer a segurança nas áreas onde tem actuado os milicianos de al-Sadr.

XS
SM
MD
LG