Links de Acesso

Guerra ao terrorismo - 2004-03-26


A mais recente audiência do congresso à cooperação dada pela Arábia saudita na guerra ao terrorismo contou com a presença do mais destacado responsável do departamento de estado para o contra-terrorismo, Cofer Black.

Black disse que o diálogo com a Arábia saudita tem sido cada vez mais estreito e que Riade compreende agora totalmente a ameaça que o terrorismo coloca à estabilidade do país.

Os sauditas têm sido confrontados com o horror de ataques suicidas no seu próprio solo, e visto como a intenções virtuosas da caridade podem ser corrompidas para apoiar terrorismo e terroristas.

palavras de Cofer Black o qual acrescentou que a cooperação saudita tem aumentado substancialmente desde os ataques suicidas do ano passado, em Riade.

Contudo, as suas declarações de que há provas claras de do empenho da família real saudita, provocaram reacções cépticas em congressistas de ambos os partidos. Como, por exemplo, da republicana Ileana Ros-Lehtinen, que preside à subcomissão para o Médio oriente.

Quero acreditar que o governo saudita é sincero quando diz querer parar a al-Qaida. Também quero acreditar que o governo saudita é sincero em querer parar o fluxo de dinheiro para a al-Qaida. Mas eu quero ver os resultados dessas acções.

Os congressistas elogiaram, por outro lado, a cooperação dada pelos sauditas a Washington no grupo sobre financiamento de terrorismo e numa lei que torna a lavagem do dinheiro e o financiamento de terroristas ofensas criminais.

Contudo, responsabilizam o governo saudita por outras coisas, como o disse Gary Ackerman, democrata de Nova Iorque.

Embora tenha sido anunciada a criação de uma comissão de caridade e de uma unidade de informações secretas sobre finanças, não é claro se algumas destas organizações tem os funcionários e o orçamento adequado para financiar. Da mesma forma como não é claro, prosseguiu o congressista Ackerman, se os responsáveis sauditas estão dispostos a processar os sauditas envolvidos no financiamento do terrorismo.

Mas o responsável do departamento de estado Cofer Black defendeu que tem havido uma série de mudanças institucionais, legais e regulatórias no combate ao financiamento do terrorismo.

Contudo, noutro depoimento, Steve Simon da Rand Corporation disse que embora o governo saudita compreenda a importância de parar o financiamento ao terrorismo, os fundos continuam a ser transferidos para organizações terroristas como o Hamas.

Simon considerou as iniciativas sauditas impressivas, mas notou que ”até aqui parece que pouco tem produzido.”

XS
SM
MD
LG