Links de Acesso

Postos de trabalho ?! - 2004-03-18


O presumível candidato democrata às presidenciais, o senador de Massachusetts, John Kerry, colocou a questão dos postos de trabalho no centro da sua campanha.

Durante uma recente paragem em Illinois, o senador Kerry, recordou que a economia dos Estados Unidos perdeu mais de dois milhões de postos de trabalho desde que o presidente Bush entrou para o cargo em 2001.

“2004 não pode ser politicamente, um ano como qualquer outro. Os desafios que se nos deparam são demasiadamente grandes e sérios. Cada minuto que passa, perdemos dois postos de trabalho para outros países”.

A perda de trabalho continua a ser a principal preocupação da campanha presidencial. Os apoiantes de Bush acentuam sistematicamente outros indicadores positivos, como o crescimento económico e as baixas taxas de juro.

Apesar disso, o presidente refere a preocupação sobre a perda de postos de trabalho em todos os discursos que tem proferido, incluindo na mensagem pela rádio do ultimo sábado.

“A taxa de desemprego de cinco virgula seis por cento, encontra-se abaixo da média das décadas de setenta, oitenta e noventa. O mês passado ficou a constituir o sexto consecutivo do aumento do emprego na América”.

Todavia os especialistas em sondagens e os analistas políticos sustentam que a perda de postos de trabalho estão bem presentes nas preocupações dos eleitores no domínio da economia. Karlyn Bowman, acompanha a opinião pública do Instituto Empresarial Americano, sustenta que o acentuar das transferencia de postos de trabalho para o estrangeiro para reduzir despesas, se transformou uma das maiores preocupações entre o eleitorado Americano.

A preocupação sobre os postos de trabalho transformou-se num tema importante no decurso das primárias democráticas, especialmente em estados como a Carolina do Sul e Wisconsin, que tem passado, nos últimos anos, pela perda de postos de trabalho.

A questão poderá transformar-se, no sufrágio de Novembro, num factor critico em estados como Ohio, Michigan e Pennsylvania.

William Schneider, é analista político do Instituto Empresarial Americano e da CNN.

“A questão reside nos postos de trabalho, e deverá ser o tema central do sufrágio a não ser que exista uma mudança na cena internacional. Os Americanos não se preocupam com qualquer outro indicador económico que não sejam postos de trabalho ... onde reside o sonho americano”.

Historicamente, as questões económicas têm maior impacto nas eleições presidenciais do que os temas relacionados com a política estrangeira. Os analistas alertam para o facto de o receio dos actos terroristas poder alterar o cerne da eleição para as questões de segurança, algo que muitos deles acreditam poderá ajudar o presidente

XS
SM
MD
LG