Links de Acesso

Últimas de Washington


Deputados do Parlamento da Ucrânia envolveram-se numa rixa, que incluiu o arremesso de ovos, quando foi posta à votação um acordo garantindo à Rússia a prorrogação do aluguer de uma base naval no Mar Negro.
Os alarmes de incêndio foram activados quando elementos da oposição atiraram bombas de fumo e atiraram ovos contra o presidente do Parlamento, que se viu forçado a proteger-se por detrás de um guarda-chuva.
Apesar do caos gerado e da presença de milhares de manifestantes protestando frente ao Parlamento, a extensão do aluguer da base foi aprovada até 2042, com 236 a favor e 214 contra.

Somália: ataque suicida na capital

Na Somália, um ataque suicida na capital, Mogadíscio, causou ferimentos em dois soldados da força de manutenção da paz da União Africana.
Em declarações à VOA, um porta-voz da União Africana afirmou que 3 atacantes conduziram um camião cheio de explosivos em direcção à base da força de manutenção da paz.
Os soldados colocados na entrada da base abriram fogo destruindo o camião antes do mesmo chegar ao seu destino. Os dois soldados ficaram feridos devido á explosão do veículo.

Presidente do Sudão desloca-se ao Egipto

O presidente do Sudão, Omar al-Bashir, deslocou-se, hoje, ao Egipto, no seu mais recente gesto desafio contra o mandado de captura emitido em seu nome pelo Tribunal penal Internacional.
Bashir reuniu-se com o presidente Hosni Mubarak, do Egipto, um dia depois de ter sido declarado vencedor das eleições presidenciais sudanesas deste mês.
A agência noticiosa oficial sudanesa refere que Bashir e Mubarak debateram a situação no Sudão e questões bilaterais.
Na segunda-feira, Bashir prometeu respeitar o acordo de paz celebrado em 2005 que pôs fim à guerra Norte-Sul no Sudão e anunciou que um referendo sobre a independência do Sul irá realizar-se, conforme previsto.

Tailândia: novos tumultos na capital

Na Tailândia activistas anti-governamentais forçaram o encerramento do sistema de transporte ferroviário de superfície na capital Banguecoque durante várias horas.
Os manifestantes, conhecidos pelo nome de Camisas Vermelhas entraram numa estação do sistema na capital colocando pneus na plataforma.
As autoridades suspenderam o serviço durante a hora de ponta.
Os manifestantes há várias semanas que estão a levar a cabo campanhas de protesto contra o governo exigindo a realização de novas eleições.

Mundial de futebol: aumenta venda de bilhetes

Os organizadores do campeonato mundial de futebol da África do Sul afirmaram que prevêem uma taxa de ocupação dos estádios da ordem dos 95%.
A venda de bilhetes começou com uma certa lentidão, mas, nos últimos 10 dias foram vendido mais de 200 mil.
Os organizadores dizem que a razão deste aumento súbito se deve ao facto da venda de se ter dada a prioridade à venda directa ao público em vez das transacções na Internet.

Relacionados

XS
SM
MD
LG