Links de Acesso

As Últimas de Washington


Obama Defende Urgência de Reformas Financeiras

O presidente Barack Obama disse serem urgentemente necessárias as reformas financeiras, mesmo que o governo acabe com muitos programas de emergência que começaram durante a crise financeira.

Hoje, na sua mensagem semanal pela rádio, Obama disse que esses programas ajudaram a evitar que milhões de pessoas perdessem os seus empregos.

O presidente disse também que para evitar a repetição da crise financeira, o país precisa de uma série de reformas financeiras e protecções ao consumidor que disse irão pôr fim às ajudas financeiras a empresas por conta dos contribuintes e clarificar os complexos acordos financeiros.

Mas a senadora republicana Kay Bailey Hutchinson afirmou que o projecto de lei de reformas financeiras submetido pelos democratas não irá acabar com futuros "bailouts".

Primeiro-Ministro Tailandês Rejeita Dissolver Parlamento

A imprensa da Tailândia informou que o primeiro-ministro Abhisit Vejjajiva rejeitou um pedido de compromisso por manifestantes anti-governamentais para dissolver o parlamento dentro de 30 dias e convocar novas eleições.

Os chamados "camisas vermelhas" abrandaram as suas exigências anteriores para uma dissolução imediata do parlamento tailandês. Querem novas eleições para substituir Abhisit que afirmam ter chegado ao poder ilegitimamente. A maioria dos manifestantes é apoiante do derrubado primeiro-ministro Thaksin Shinawatra.

Tensão Entre as Coreias

Na Coreia do Sul, trabalhadores utilizando um guindaste gigante conseguiram levantar a parte da frente do navio-patrulha sul-coreano que se afundou devido a uma explosão inexplicada.

O "Cheonan", de 1200 toneladas, com 104 marinheiros a bordo, estava a patrulhar no dia 26 de Março águas disputadas com a Coreia do Norte quando explodiu e afundou-se, causando a morte a 40 marinheiros e o desaparecimento de outros seis.

Alguma imprensa sul-coreana responsabiliza o afundamento a um torpedo lançado por um submarino norte-coreano, mas Pyongyang nega qualquer envolvimento.

Piratas Somalis Julgados nos Estados Unidos

Onze piratas suspeitos da Somália foram presentes a um tribunal federal dos Estados Unidos sob a acusação de atacarem dois navios de guerra americanos na costa oriental de África.

Cinco dos homens foram capturados no dia 31 de Março depois de uma troca de tiros com a fragata "Nicholas", enquanto os seis outros foram detidos depois de terem alvejado a fragata "Ashland" no princípio de Abril.

Os 11 homens vão ficar presos até à próxima quarta-feira onde o tribunal vai ouvi-los novamente.

Arménios Lembram Morte de Compatriotas

Dezenas de milhares de arménios estão a assinalar o nonagésimo-quinto aniversário da morte de um milhão e meio dos seus compatriotas na Primeira Guerra Mundial por Turcos Otomanos.

O presidente da Arménia, Serzh Sarkisyan, agradeceu aos países de todo o mundo, incluindo a moderna Turquia, que "compreendem a importância de se evitarem crimes contra a humanidade".

Os arménios dizem que as mortes foram parte de uma campanha orquestrada pelos Turcos Otomanos e constituiu um genocídio. A Turquia reconhece que os arménios foram mortos mas afirma que o número de mortos é muito exagerado e rejeita energicamente a classificação de genocídio e diz que os arménios morreram na guerra civil que acompanhou o colapso do Império Otomano.

Vaticano Apoia Investigação de Células Estaminais Adultas

O Vaticano vai apoiar uma nova investigação no uso de células estaminais adultas encontradas no intestino.

A Universidade americana de Maryland vai liderar uma equipa internacional de cientistas para estudar o relativamente novo campo de células estaminais intestinais com um apoio financeiro do Vaticano de 2,7 milhões de dólares.

Os investigadores afirmam-se optimistas sobre o projecto devido à natureza activa das células intestinais que estão constantemente a ser substituídas.

O cardeal Renato Martino disse que o Vaticano apoio o projecto porque não envolve o uso de células estaminais embriónicas.

Crise Política na Bélgica

O Rei da Bélgica está a actuar para resolver a crise política que levou o primeiro-ministro do país, Yves Leterme, a oferecer a sua demissão.

O Rei Alberto pediu hoje ao ministro das Finanças, Didier Reynders, para mediar novas conversações entre políticos belgas de expressão flamenga e francesa sobre um círculo eleitoral bilingue.

O governo belga caiu na quinta-feira quando o Partido Liberal Flamengo se retirou da coligação, afirmando ter perdido a confiança na capacidade do governo de mediar a disputa.

O rei não aceitou a demissão do primeiro-ministro e advertiu que a crise iria ameaçar seriamente o papel da Bélgica na Europa, a apenas dois meses do país assumir a presidência rotativa da União Europeia.

Casal Obama de Férias na Carolina do Norte

O presidente Barack Obama e sua mulher Michelle estão a passar umas mini-férias sózinhos na cidade montanhosa de Asheville, no estado da Carolina do Norte.

O casal Obama está hospedado no Grove Park Inn, uma mansão centenária que já albergou 10 outros presidentes dos Estados Unidos.


Relacionados

XS
SM
MD
LG