Links de Acesso

As Últimas de Washington


Atentados Bombistas em Bagdade

No Iraque, pelo menos 58 pessoas morreram hoje numa série de atentados bombistas em Bagdade, a maioria deles tendo por alvo xiitas.

A violência ocorreu dias depois de funcionários iraquianos terem anunciado a morte de dois destacados líderes da al-Qaida no Iraque.

O número de ataques em Bagdade começou a aumentar depois das eleições parlamentares em Março, que não proporcionaram um vencedor claro.

NATO Quer Entregar Controlo do Afeganistão a Cabul

Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos países da NATO reunidos na capital da Estónia concordaram em começar a entregar este ano o controlo do Afeganistão ao governo afegão.

Durante a reunião em Tallinn, os ministros, incluindo a secretária de estado americana, Hillary Clinton, endossaram as condições para a transição do poder.

Clinton advertiu que o Taliban continuará a ser uma ameaça ao Afeganistão durante os próximos anos e afirmou que a NATO está a prepara uma força de segurança afegã capaz de proteger a população e criar um sentimento de segurança no país.

Emboscada Mata Soldados Paquistaneses

O exército paquistanês informou que pelo menos sete soldados morreram e 16 outros ficaram feridos numa emboscada montada por militantes perto da fronteira com o Afeganistão.

Um comunicado militar diz que a emboscado ocorreu na área de Datta Khel, na região tribal do Waziristão do Norte, durante um movimento de rotina para a área a partir da cidade de Miran Shah.

Na vizinha região tribal de Orakzai, forças de segurança repeliram um ataque a um posto militar, tendo sido abatidos pelo menos 15 militantes nos confrontos.

Manifestantes Tailandeses Abrandam Exigências

Na Tailândia, os "camisas vermelhas" pediram ao primeiro-ministro do país para dissolver o parlamento dentro de 30 dias, em vez de imediatamente como vinham insistindo.

Líderes do grupo de manifestantes anunciaram hoje o compromisso, um dia depois de um ataque com granadas ter morto um manifestante no centro comercial de Bangkok.

Os "camisas vermelhos", conhecidos oficialmente por Frente Democrática Unida Contra a Ditadura, são apoiantes do derrubado primeiro-ministro Thaksin Shinawatra.

Acidente Rodoviário Mata Dezenas em Nampula

Pelo menos 16 pessoas morreram hoje e 55 ficaram feridas na sequência de um acidente de viação na zona de Mvita, a 15 quilómetros da cidade de Nampula, norte de Moçambique, noticiou hoje a Rádio Moçambique.

O acidente resultou de um choque frontal entre dois mini autocarros de transporte de passageiros, vulgo "Chapa 100", quando um dos veículos seguia em contra-mão, segundo a mesma fonte.

Moçambique é um dos países com a mais alta taxa de sinistralidade rodoviária na África Austral, uma situação explicada pelo mau estado das estradas e das viaturas e corrupção na Polícia de Trânsito e escolas de condução.

Suspeitos Rebeldes Hutus Presos no Ruanda

As autoridades do Ruanda prenderam três suspeitos rebeldes hutus com alegados laços à líder da oposição Victoire Ingabire, sob a acusação de estarem a trabalhar com ela para desestabilizar o país.

Na quarta-feira, as autoridades ruandesas detiveram Ingabire sob acusações que ela negou de ligações ao genocídio de 1994 e colaboração com rebeldes ruandeses hutus baseados no Congo.

Ingabire que foi libertada na quinta-feira sob fiança dirige o não registado partido Forças Unidas Democráticas, tendo pedido que membros do exército ruandês e do partido no poder fossem investigados por alegados crimes contra étnicos hutus durante o genocídio.

Jornalista Camaronês Morre na Prisão

A família do jornalista camaronês que morreu quinta-feira na prisão disse que lhe foi negado atenção médica necessária, dado sofrer de asma e ter tensão alta.

Bibi Ngota era o director do jornal "Cameroon Express" e foi detido sob a acusação de fraude na capital do país, Yaoundé.

As organizações Repórteres sem Fronteiras e Comité para a Protecção dos Jornalistas tinham pedido a libertação de Ngota e de dois outros jornalistas considerando ultrajante a sua morte.

Grécia Pede Formalmente Pacote de Ajuda Financeira

O primeiro-ministro da Grécia, George Papandreou, fez hoje o pedido formal para ser activado um pacote de ajuda conjunto da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

O pacote de ajuda, destinado a reabilitar a economia grega, terá agora de ser aprovado pelos 15 países que usam o euro, como sua moeda, entre os quais Portugal, antes de poder ser aplicado.

A dívida externa da Grécia é de cerca de 13,6 por cento, sendo mais alta do que se pensava anteriormente.

Relacionados

XS
SM
MD
LG