Links de Acesso

Últimas de Washington


Uma operação conjunta de forças iraquianas e americanas saldou-se pela morte de dois destacados dirigentes da al-Kaida no Iraque.
O primeiro-ministro iraquiano Nouri al-Maliki anunciou que o líder da al-Kaida no Iraque Abu Ayub al –Masri e outro dirigente daquela organização Abu Omar al-Baghdadi foram abatidos no sábado por forças governamentais apoiadas por tropas americanas.
Os dois dirigentes foram mortos perto da cidade nortenha de Tikrit.

Comissão Eleitoral iraquiana ordena recontagem em Bagdad

No Iraque, a comissão eleitoral ordenou a recontagem manual dos votos expressos em Bagdad durante as eleições parlamentares do mês passado depois de um apelo nesse sentido feito pelo primeiro-ministro Nouri al-Maliki.
A recontagem poderia alterar os resultados das renhidas eleições de 7 de Março visto que os deputados eleitos pelo círculo da capital constituem cerca de um quinto dos 325 assentos do parlamento iraquiano.
A coligação de al-Maliki foi a segunda formação política mais votada a pouca distância do partido do antigo primeiro-ministro Ayad Allawi.
Observadores internacionais consideraram estas eleições como tendo sido livres e justas.

Paquistão: atentado em Peshawar faz 23 mortos

No Paquistão, um atentado bombista na cidade de Peshawar no noroeste do país fez pelo menos 23 mortos e mais de 30 feridos.
Poucas horas antes outro atentado junto à escola da polícia daquela cidade matou uma pessoa e feriu mais uma dezena de outras.
Por outro lado, no noroeste do Paquistão a explosão de uma bomba destruiu dois camiões cisterna que transportavam combustível para as forças da NATO no vizinho Afeganistão.

Espaço aéreo europeu reabre lentamente

Entidades aeronáuticas alemãs deram autorização à transportadora aérea nacional Lufthansa para mandar regressar à Alemanha mais de 50 aviões de longo curso retidos na Ásia, África e América do Norte trazendo 15 mil passageiros a bordo.
Os aviões regressarão amanhã a Dusseldorf, Frankfurt e Munich.
Esta decisão verifica-se depois das pressões das companhias aéreas no sentido do recomeço dos voos na Europa.
Grande parte do espaço aéreo europeu encontra-se vedado ao tráfego desde a semana passada na sequência da erupção de um vulcão na Islândia que lançou grande quantidade de cinza sobre o continente europeu.
Os ministros dos transportes dos países europeus reúnem-se entretanto hoje para debater quando é que o espaço aéreo poderá ser reaberto na sua totalidade com segurança.
Nesta segunda-feira foram efectuados cerca de 30% dos voos.

Quénia sofre efeitos do vulcão islandês

O Quénia está a sofrer as consequências da erupção vulcânica na Islândia.
De facto, empresas quenianas estão a ter prejuízos da ordem dos 3 milhões de dólares por dia em exportações de flores e legumes para a Europa.
Aqueles produtos são exportados por via aérea, mas com a maior parte dos aeroportos europeus encerrados as mil toneladas diárias de vegetais não puderam seguir viagem.
Neste momento as fazendas quenianas dispensaram já mais de 5 mil trabalhadores. As linhas aéreas quenianas também estão a sofrer os efeitos negativos perdendo um milhão de dólares por dia.

Vai-e-vem “Discovery” fica no espaço mais um dia

A nave de vai-e-vem americana Discovery vai passar mais um dia em órbita depois da NASA ter adiado a sua aterragem na Florida devido ao mau tempo que se faz sentir na região.
Durante a sua missão de duas semanas, a tripulação efectuou três passeios espaciais para efectuar reparações no sistema de arrefecimento da estação espacial, substituíram um giroscópio e recolheram do exterior um engenho científico japonês.
Antes deste adiamento a NASA tinha decidido prolongar por um dia a missão para fazer uma inspecção de rotina do revestimento térmico que se encontra no bojo da nave e que impede o seu sobreaquecimento quando reentra na atmosfera.

XS
SM
MD
LG