Links de Acesso

As Últimas de Washington


Atentados Bombistas Contra Campo de Refugiados

Dois bombistas suicidas atacaram hoje um campo de refugiados no noroeste do Paquistão, matando pelo menos 41 pessoas e ferindo mais de 60 outras.

A Polícia disse que os bombistas, envergando burkas, fizeram-se explodir num intervalo de poucos minutos no campo de Kacha Pukka para pessoas deslocadas quando 300 delas se estavam a registar para receber ajuda.

O campo alberga pessoas que fugiram da violência no distrito de Orakzai, onde tropas paquistanesas intensificaram recentemente uma ofensiva contra militantes Talibãs.

Eleições no Sudão Criticadas por Observadores

Observadores internacionais disseram que as primeiras eleições multipartidárias no Sudão desde 1986 foram marcadas por problemas logísticos e por intimidação a eleitores.

A missão de monitorização da União Europeia e o antigo presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, disseram hoje que as eleições não atingiram os padrões internacionais devido a vários problemas.

Durante a votação que se prolongou por cinco dias, observadores detectaram uma série de problemas, incluindo intimidação, listas incompletas de eleitores e falta de materiais de voto.

Os resultados finais são esperados na terça-feira.

Vulcão na Islândia Continua a Paralisar Voos

Os voos aéreos na Europa e no resto do mundo continuam hoje perturbados enquanto grossas nuvens de cinzas causadas pela erupção de um vulcão na Islândia continuam a movimentar-se através do continente europeu. As nuvens de cinza incluem partículas de rocha, vidro e areia que colocam uma séria ameaça aos motores dos aviões.

Alguns países europeus encerraram completamente o seu espaço aéreo, enquanto outros optaram por encerramentos parciais. Milhares de voos foram cancelados, deixando em terra centenas de milhares de passageiros e causando às companhias aéreas centenas de milhões de dólares de prejuízos.

Companhias ferroviárias, ferries e táxis na Europa registaram um grande aumento de utilizadores em resultado do cancelamento de voos.

Polacos Despedem-se do Presidente Kaczynski

Sirenes soaram e sinos repicaram enquanto cerca de 100 mil pessoas na capital da Polónia, Varsóvia, diziam adeus ao seu antigo presidente Lech Kaczynski, sua mulher e 94 outras pessoas que pereceram num desastre de aviação no sábado passado na Rússia.

O presidente polaco ia assistir a uma cerimónia fúnebre em honra de 22 mil oficiais militares polacos executados pelos soviéticos na floresta de Katyn na Segunda Guerra Mundial.

Kacziynski e sua mulher serão sepultados no domingo após um funeral de estado na cidade de Cracóvia. Dezenas de líderes mundiais tencionavam estar presentes no funeral, mas alguns cancelaram as suas viagens devido às nuvens de cinzas provocadas pela erupção de um vulcão na Islândia que cobrem a maior parte do norte da Europa.

Dalai Lama Quer Visitar Área do Terramoto

Monges budistas cremaram hoje centenas de vítimas do terramoto de magnitude 6,9 que atingiu a remota província chinesa de Qinghai, na região do Tibete, onde o número de mortos eleva-se a 1339.

O líder espiritual exilado do Tibete, o Dalai Lama, afirmou estar disposto a visitar a área afectada para oferecer consolo aos seus habitantes. Num comunicado colocado hoje no seu site da Internet, o Dalai Lama recomendou aos líderes chineses, especialmente o primeiro-ministro Wen Jiabao, por uma resposta rápida ao desastre.

Mas a elevada altitude (perto de 4000 metros) e as temperaturas frígidas da região estão a dificultar os esforços de auxílio e procura de sobreviventes debaixo dos escombros.

Pyongyang Nega Envolvimento em Afundamento

A Coreia do Norte negou qualquer envolvimento no afundamento no mês passado de um navio de guerra sul-coreano, embora Seul não tenha feito tal alegação.

A agência oficial de notícias norte-coreana publicou hoje um comunicado acusando a Coreia do Sul de fabricar ligações com o Norte porque Seul não consegue determinar a causa do afundamento.

O "Cheonan" afundou-se no dia 26 de Março quando efectuava uma patrulha de rotina junto à tensa fronteira marítima com a com a Coreia do Norte.

Obama e Pacote de Reformas Financeiras

O presidente Barack Obama disse estar a lutar para que o Congresso venha a aprovar de um pacote de reformas financeiras e de protecções ao consumidor.

Hoje, na sua mensagem semanal pela rádio, Obama afirmou que o plano garantirá transacções complexas chamadas derivativas no mercado.

Obama disse também que o plano põe fim à concessão de verbas a expensas dos contribuintes a grandes bancos e instituições financeiras e permitirá a pessoas individuais que têm acções em firmas cotadas na Bolsa a votarem sobre compensações e bónus dos administradores das empresas.

Casamento do Presidente do Malawi

O presidente do Malawi, Bingu wa Mutahrika, casou-se hoje com uma antiga ministra numa cerimónia pública num estádio desportivo em Lilongwe, a capital do país.

O casamento entre Mutharika e a antiga ministra do Turismo, Callista Chimombo, foi oficiado pelo arcebispo católico do Malawi.

O presidente Mutharika enviuvou da sua primeira mulher em 2007.

Relacionados

XS
SM
MD
LG