Links de Acesso

Últimas de Washington


O presidente Barack Obama disse que o risco de um ataque nuclear tem aumentado á medida que os terroristas têm estado à busca de materiais nucleares.
O presidente americano falava no ultimo dos dois dias da cimeira sobre a segurança nuclear, quando adiantou que apesar da ameaça de uma guerra nuclear entre as nações ter diminuído, grupos tais como a al-Qaida, estão procurando obter materiais nucleares.
Disse Obama ser uma ironia cruel da história, que depois da guerra fria, as nações estejam a enfrentar este género de ameaça a nível global, apelando aos líderes mundiais para não se limitarem apenas a palavras no que respeita à segurança nuclear.
Espera-se que os 47 países presentes na cimeira nuclear em Washington, vão em seguida emitir uma declaração conjunta de princípios, prometendo proteger os seus arsenais nucleares mais seguramente nos próximos 4 anos.
O Presidente Obama anunciou que a próxima cimeira nuclear terá lugar na Coreia do Sul, daqui a dois anos.



Irão: China quer nova estratégia



O ministro dos negócios estrangeiros chinês disse que Pequim apoia o que chamou de uma estratégia em duas frentes para persuadir o Irão a abandonar a sua actividade nuclear.
O porta-voz do ministro chinês, Yang Yu, declarou hoje que a China deseja que continue o diálogo com Teerão, mas que apoia ao mesmo tempo a possibilidade de sanções se a diplomacia fracassar. Adiantou que Pequim não acredita que pressões e sanções, por si sós, possam resolver o impasse com o Irão sobre o seu controverso programa nuclear.
Por outro lado, um porta-voz iraniano expressou dúvidas relativamente ao apoio da China aos esforços lideradas pelos Estados Unidos. Aquela fonte disse que o Irão compreende duma forma diferente as declarações do porta-voz chinês ao afirmar, que a China e os Estados Unidos mantêm a mesma posição no que respeita ao programa nuclear iraniano.



Iraque: atentados matam 5 pessoas


Explosões separadas mataram 5 pessoas hoje no Iraque, entre as quais, três em Bagdade, quando uma bomba explodiu junto a uma loja de venda de bebidas alcoólicas, enquanto a leste de Bagdade ficavam feridas mais 7 pessoas num ataque bombista.
Na região sul de Bagdade, um jornalista da televisão perdeu ambas as pernas quando explodiu um engenho bombista, colocado na sua viatura, explosão essa em que ficaram feridas mais 5 pessoas.
Entretanto, na província de Bassorá, ao sul do país, uma explosão ao longo da estrada matou 5 civis a oeste da cidade de Bassorá, rica em petróleo.



Congo-Kinshasa: raptados 8 funcionários da Cruz Vermelha



A Cruz Vermelha disse que 8 dos seus trabalhadores foram raptados por milícias armadas a leste da Republica Democrática do Congo.
O Comité Internacional da Cruz Vermelha disse que entre o pessoal raptado se encontram sete congoleses e um de nacionalidade suíça.
Aquela organização humanitária internacional disse que os 8 foram raptados a semana passada na província do Kivu do Sul, encontrando-se presentemente na vizinha região de Fizi, em poder do grupo armado Mai Mai Yakutumba.
Vários grupos milicianos têm-se envolvido nesta região congolesa desde o genocídio de 1994.
Entretanto, a Cruz Vermelha afirma ter podido estar em contacto com o seu pessoal desde o seu rapto, exigindo a sua libertação imediata.



Zâmbia: Nações Unidas protestam contra deportações



O comissariado das Nações Unidas para os refugiados está a protestar contra a decisão da Zâmbia de deportar 36 refugiados da Republica Democrática do Congo.
A porta-voz daquele organismo nas Nações Unidas, disse que não foi dada explicação a respeito da decisão pelo governo zambiano.
A porta-voz adiantou que as deportações faziam parte das medidas de repressão contra os refugiados em manifestações de protestos no acampamento de Mehema,ao norte da Zâmbia.
A Zâmbia acolhe cerca de 57 mil refugiados da Republica Democrática do Congo, de Angola, do Burundi, Somália, do Uganda e Ruanda.

XS
SM
MD
LG