Links de Acesso

A Produção de Culturas Orgânicas


A Produção de Culturas Orgânicas
A Produção de Culturas Orgânicas

Os agricultores africanos estão a obter mais rendimentos com a produção de culturas orgânicas destinadas aos mercados europeus, onde aumenta a procura de alimentos mais saudáveis.

Quase cinco mil agricultores do Burkina Faso, dos Camarões, do Ghana, do Senegal e da Serra Leoa estão a exportar vegetais orgânicos para a Europa, após terem obtido a ajuda da Organização da ONU para a Alimentação e a Agricultura, as certificações adequadas.

O programa acompanha todas as etapas da produção e o plantio à colheita, ao empacotamento e a promoção aumentando a rentabilidade dos agricultores que se debatiam com dificuldade para adquirir os fertilizantes químicos.

Pascal Liu é um economista da divisão da FAO dedicada ao comércio e à comercialização.

´A agricultura orgânica, na generalidade encontra-se bem adequada aos pequenos agricultores por que não tem disponibilidade financeira para adquirirem pesticidas ou fertilizantes químicos.´

Liu sublinha que o programa ajuda os agricultores da África Ocidental a aprender a forma orgânica de produzir o adubo.

Trinta agricultores de ananás de pequena dimensão no Ghana viram as vendas aumentar de 26 toneladas para mais de 115 toneladas após terem obtido as certificações orgânicas.

´O mercado para alimentos orgânicos tem crescido muito rapidamente. Embora se tenha registado um abrandamento devido à crise económica, continua a aumentar mais rapidamente do que o mercado dos produtos convencionais.´

Liu acrescenta que as Nações Unidas esperam que a procura de alimentos orgânicos cresça entre os cinco e os 15 por cento durante os próximos cinco anos. E os agricultores africanos estão bem posicionados para beneficiarem do facto que maior número de pessoas consome alimentos mais saudáveis.

Alguns agricultores que não se encontram no programa começaram a adoptar técnicas orgânicas na esperança de se juntarem às pequenas cooperativas do sector que começaram a negociar contratos de longo prazo com os armazenistas europeus de produtos orgânicos.

Relacionados

XS
SM
MD
LG