Links de Acesso

Novo Equipamento Científico para a Estação Internacional


Novo Equipamento Científico para a Estação Internacional
Novo Equipamento Científico para a Estação Internacional

O vaivém espacial Discovery iniciou uma missão transportando novo equipamento científico para a Estação Internacional.

Bastaram oito minutos para o vaivém Discovery atingir a órbita terrestre, depois de ter sido lançado do Centro Espacial Kennedy, perto de Cabo Canaveral na Florida.

A bordo seguiram sete astronautas com destino à Estação Espacial Internacional para uma missão de 13 dias.

O comentador de lançamento da NASA George Diller procedeu à contagem final.

´Os motores estão a carga e prontos. Três, dois, um, zero. Ignição do motor central e descolagem da Discovery, para uma missão a bordo da estação espacial.´

<!-- IMAGE -->

A Discovery atingiu a órbita terrestre a 225 quilómetros de altitude, e vai preparar a sua acostagem à Estação Espacial Internacional, o que ocorrerá na quarta-feira.

A missão de 13 dias tem como objectivo entregar oito toneladas de abastecimentos e materiais aos seis ocupantes permanentes da estação, bem como equipamento para diversas experiências científicas.

O vaivém norte-americano transporta ainda um congelador suplementar para preservar as amostras das experiências realizadas em microgravidade, um reservatório de amoníaco para o sistema de refrigeração da estacão espacial e um mecanismo de exercício que permite medir a força muscular.

Momentos antes do lançamento da Discovery, uma câmara da NASA observou a passagem sobre a Florida da estação espacial em orbita.

George Diller afirmou que a estacão é visível da Terra por ter mais de cem metros de comprimento e 14 metros de altura.

´É um objecto grande que está a aumentar constantemente. Encontra-se ali uma tripulação de seis elementos, a quem se vão juntar os sete membros da Discovery para realizar experiências científicas no espaço.´

A maior parte deste equipamento e alimentos foi embarcada no módulo pressurizado “Leonardo”, de construção italiana, que será amarrado à estação para ser descarregado.

Durante a missão estão previstas três saídas orbitais, cada uma com uma duração de seis horas e meia, a realizar por equipas de dois astronautas do Discovery, cujo objectivo principal é substituir um reservatório de amoníaco vazio, colocado no exterior da estação internacional.

Esta é a trigésima terceira missão de um vaivém dedicado à construção da Estação Espacial Internacional, quase concluída.

Este é igualmente o último lançamento previsto do Discovery antes da retirada dos três vaivéns norte-americanos, que deverá ocorrer até ao fim deste ano.

Relacionados

XS
SM
MD
LG