Links de Acesso

Últimas de Washington


No Iraque, o antigo primeiro-ministro Ayad Allawi fez hoje um gesto de aproximação aos partidos rivais e manifestou-se esperançado em que possa ser formado rapidamente um governo de coligação.

Allawi disse que estava aberto a todas as facções políticas acrescentando que pretendia que o novo governo fortalecesse o mais depressa possível das relações com os países vizinhos.

Responsáveis eleitorais anunciaram ontem que a coligação secular Iraqiya tinha conseguido obter a maioria nas eleições legislativas de 7 de Março.

Na segunda posição, com menos dois assentos, ficou a coligação chiita liderada pelo actual primeiro-ministro Nouri al Maliki que rejeitou entretanto os resultados.

Liga Árabe analisa questão israelo-palestiniana


O secretário-geral da Liga Árabe, Amr Moussa afirmou que os estados árabes devem estar preparados para a possibilidade das conversações de paz entre israelitas e palestinianos falharem.

Moussa fez tais declarações hoje na abertura da cimeira dos países árabes em Sirte na Líbia. O conflito israelo-palestiniano está no topo da agenda de conversações.

Dirigindo-se aos delegados, o secretário-geral da ONU Ban Ki Moon apelou por seu lado aos países presentes que apoiassem os esforços para fazer avançar o processo de paz.

Soldados israelitas retiram-se da Faixa de Gaza

Soldados israelitas retiraram-se já da Faixa de Gaza depois dos confrontos mais violentos naquele território controlado pelo grupo Hamas desde a ofensiva israelita no território palestiniano há mais de um ano.

Entidades oficiais israelitas afirmaram que as tropas se deslocaram ontem para a Faixa de Gaza depois de observarem um guerrilheiro palestiniano colocando um engenho explosivo junto à fronteira.

Os soldados israelitas atravessaram então a fronteira para desactivar a bomba tendo sido atacados pelas forças do Hamas.

Os incidentes saldaram-se pela morte de 2 soldados israelitas e 2 guerrilheiros palestinianos.

Paquistão: prossegue ofensiva contra talibãs


No Paquistão, forças governamentais atacaram posições de militantes islâmicos pelo terceiro dia consecutivo.

Os bombardeamentos aéreos saldaram-se pela morte de pelo menos 9 militantes.

A força aérea atacou posições na zona tribal de Orakzai para onde muitos militantes talibãs fugiram para escapar à recente ofensiva governamental no vizinho Waziristão do Sul.

NATO congratula-se com acordo nuclear entre EUA e Rússia

O secretário-geral da NATO, Anders Rasmussen, congratulou-se com o novo acordo entre os Estados Unidos e a Rússia para o controlo de armamentos nucleares.

Rasmussen disse hoje em Bruxelas que o novo tratado poderá encorajar uma maior cooperação entre a Rússia e os países da Aliança Atlântica.

O acordo reduz em um terço o número de ogivas nucleares dos dois países. O presidente americano Barack Obama considerou entretanto o tratado como o mais amplo acordo de controlo de armamentos das duas últimas décadas.

O tratado será concluído no próximo dia 8 de Abril em Praga.



XS
SM
MD
LG