Links de Acesso

Angola Parceiro Comercial Privilegiado dos EUA


Angola continua a ser um parceiro comercial privilegiado dos Estados Unidos em África e é também um dos países africanos que mais investimentos recebe dos Estados Unidos. Isto de acordo com um estudo dos Serviços de Investigação do Congresso americano.
Há que notar que tanto a nível de comércio como a nível dos investimentos a África subsaariana é uma percentagem mínima dessas actividades a nível global por parte dos Estados Unidos
Assim as exportações americanas para a África subsaariana em 2008 foram apenas 1,6 % do total e as importações apenas 4,1 % do total, isto apesar de ter havido um aumento de 29% do comércio entre as duas partes entre 2007 e 2008.
No que diz respeito aos investimentos americanos a situação é semelhante. No ano de 2008 os Estados Unidos tinham investido na África subsaariana 36 mil e 600 milhões de dólares o que representa apenas um por cento do total de investimentos americanos no estrangeiro.
Mas em qualquer dos casos Angola figura proeminentemente.
Assim Angola fornece 22% por cento do total das importações americanas do sub continente, estando em segundo lugar a seguir à Nigéria com 44% e acima da África do sul com 12%.
A esmagadora maioria das importações americanas são relativas aquilo que o relatório chamada de produtos energéticos, quase que exclusivamente petróleo. Angola, diz o documento, forneceu em 2008 26% das importações americanas de petróleo da região da África subsaariana, em segundo lugar a seguir à Nigéria que nesse ano forneceu 53 por cento das importações americanas de petróleo da África subsaariana.
No que diz respeito às exportações americanas para o continente Angola tem também posição proeminente. Em 2008 Angola recebeu 12 por cento das exportações americanas para a África subsaariana, em terceira posição atrás da África do sul com 34 por cento e Nigéria com 22.
Maquinaria e sobressalentes constituem a maior parte das exportações americanas, seguindo-se equipamento de transporte, cereais, aviões e sobressalentes, e maquinaria eléctrica.
Curiosamente talvez Moçambique aparece entre os 11 principais importadores de produtos americanos na África subsaariana em 2008 mas o documento não especifica que produtos americanos foram recebidos por Moçambique.
No que diz respeito aos investimentos americanos estes têm vindo a aumentar. Em 2004 os americanos investiram 20 mil e 400 milhões de dólares na África subsaariana e em 2008 isso tinha sido aumentado para 36 mil e 600 milhões de dólares.
Isso como dissemos é apenas um por cento do total dos investimentos americanos no mundo e 77 por cento dos investimentos na África subsaariana tiveram como alvo o sector mineiro que inclui o petróleo. O resto foi efectuado em companhias privadas com 10 por cento na manufacturação.
A África do sul é o principal destino dos investimentos americanos na África austral com um total de 13,4 por cento do total em 2008 . Angola aparece em quinto lugar com 5,8 por cento.



XS
SM
MD
LG