Links de Acesso

Hillary no Brasil: Irão Quer Dominar Médio Oriente


De visita ao Brasil, a Secretária de Estado americana, Hillary Clinton, pediu, nesta quarta-feira, o apoio do Brasil para a mobilização internacional contra o programa nuclear do Irão.

Como primeiro compromisso oficial, em Brasília, Hillary Clinton chegou durante a manhã ao Congresso Nacional acompanhada de seguranças e assessores.

A Secretária americana ficou cerca de uma hora conversando com o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, e do Senado, José Sarney, além de outros 16 parlamentares.

De acordo com deputados e senadores, a chefe da diplomacia americana pediu esforço do governo brasileiro no sentido de convencer o Irão a desistir de dar continuidade ao programa nuclear do país.

Hillary disse que os iranianos querem dominar o Oriente Médio e o Brasil, por ter boas relações com o presidente Mahmoud Ahmajinejad, precisa evitar que isso aconteça.

Hillary também elogiou o papel de liderança do Brasil, junto com os Estados Unidos, na reconstrução do Haiti. Outro assunto da reunião de hoje, entre a secretária americana e os parlamentares brasileiros, foi a situação em Honduras. Hillary Clinton pediu que o Brasil reconheça a eleição do presidente hondurenho, Pepe Lobo.

Depois do encontro no Congresso, Hillary se reuniu com o Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Neste encontro, além do assunto Irão, foram discutidos os temas: reforma da Organização das Nações Unidas e a questão das mudanças climáticas.

Segundo o ministério brasileiro das relações exteriores, Amorim e Hillary também falaram sobre promoção da igualdade racial e de gênero, sobre as negociações em andamento na Organização Mundial de Comércio e sobre cooperação na ajuda ao Haiti e aos países africanos.

Todas as discussões que marcaram a agenda da secretária no Brasil durante a manhã serão encerradas em encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que acontece na tarde desta quarta-feira.

XS
SM
MD
LG