Links de Acesso

As Últimas de Washington


Esta quarta-feira, a Secretária de Estado Americana, Hillary Clinton, vai iniciar uma visita ao Brasil, onde manterá conversações com o presidente Lula da Silva.

A Secretária de Estado visitou ontem o Chile, país que foi abalado por um grande terramoto. Trata-se de uma visita no âmbito de uma digressão de Clinton por seis países da América Latina.

Durante a sua visita a Santiago, a Secretária de Estado americana entregou às autoridades chilenas uma oferta de equipamento de comunicações de emergência, tendo-se avistado com a presidente cessante Michelle Bachelet e com o presidente eleito, Sebastian Pinera.

Clinton prometeu todo o apoio dos EUA ao Chile, durante uma conferência de imprensa conjunta com a presidente Bachelet. Na segunda-feira, Hillary Clinton fez uma paragem na Argentina, tendo começado o seu périplo diplomático no Uruguai.

Bachelet Envia Tropas para Zona do Terramoto

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, afirma que as pilhagens e o ambiente de anarquia de Conception, afectada pelo terramoto serão controlados pelas autoridades. Segundo a chefe de Estado mais de 500 mil edifícios, incluindo residências foram destruídos pelo terramoto.

Bachelet disse a jornalistas, durante uma conferência de imprensa com a Secretária de Estado americana, Hillary Clinton, que os actos criminosos não serão tolerados, tendo instruído as tropas para tomarem as acções necessárias para evitar saques e outros crimes.

A presidente chilena enviou cerca de dez mil soldados para a região afectada pelo terramoto com a missão de restaurar a ordem.

As autoridades de Conception, a segunda mais populosa do Chile, prorrogaram o recolher obrigatório com o objectivo de tentar controlar os saques de residências e de lojas, na sequência do terramoto de sábado.

Enviado de Washington em Pequim

O vice-Secretário de Estado Americano, James Steinberg, encontra-se na China para conversações destinadas a melhorar as relações bilaterais, que se têm agravado na sequência da venda de armas americanas a Taiwan e com a visita do Dalai Lama à Casa Branca.

Steinberg é o mais destacado diplomata americano a visitar Pequim desde que as tensões entre a China e os EUA começaram a aumentar, no ano passado.

Obama Prorroga Sanções Contra Mugabe

O presidente dos EUA, Barack Obama, prorrogou as sanções contra o regime do presidente Robert Mugabe por mais um ano.

Em declarações proferidas, esta terça-feira, Obama que as restrições aplicáveis a viagens e a questões financeiras relativamente ao governo de Mugabe serão prorrogadas, pelo menos, até ao dia 6 de Março de 2011.

O presidente George W. Bush havia imposto sanções em 2003, acusando o governo de Mugabe de estar a minar as instituições democráticas do Zimbabué e a causar instabilidade na África Austral.

O presidente Obama afirma agora que a crise ainda não foi resolvida e que as acções de Mugabe continuam a constituir uma ameaça para os interesses de política externa dos EUA.

Mugabe tinha exigido o fim das sanções americanas e outras impostas também pela Grã-Bretanha e pela União Europeia.

Zimbabué e Direitos Humanos

A organização internacional Kimberly Process, que observa o comércio de diamantes no mundo, enviou para o Zimbabué um novo observador para determinar a situação dos Direitos Humanos nos campos diamantíferos de Marange.

Um sul-africano, Abbey Chikane, será o novo monitor naquela região do Zimbabué. Chikane, que chegou aquele país para se reunir com as autoridades mineiras e inspeccionar o funcionamento das minas de Marange.

Os militares zimbabueanos têm sido acusados de tráfico de diamantes e também de espancar e torturar civis que trabalham nos campos diamantíferos.

O processo de certificação de Kimberly destina-se a garantir que os diamantes vendidos no mercado internacional são produzidos sem recurso à violência e que os lucros da sua venda não são utilizados para financiar conflitos armados.

Aluimento de Terras no Uganda Mata 106 Pessoas

Um massivo aluimento de terras no Uganda provocou a morte de, pelo menos 106 pessoas, havendo a registar centenas de desaparecidos.

O aluimento de terras, provocados por intensas chuvadas, fez desaparecer três aldeias na região de Bududa, próximo do Monte Elgon, ao fim do dia de segunda-feira.

As autoridades afirmam que, pelo menos, 350 pessoas estão dadas como desaparecidas, receando-se que tenham ficado sepultadas na lama.

França Prende Viúva de Habyarimana

As autoridades ruandesas saudaram a decisão de um tribunal francês de prender a viúva do antigo presidente do Ruanda, Juvenal Habyarimana. Falando a jornalistas, na terça-feira. O ministro da Justiça do Ruanda qualificou aquela detenção como um bom sinal, adiantando que "o longo braço da lei, finalmente cumpriu a sua função".

De acordo com as autoridades francesas, Agathe Habyarimana foi presa, na terça-feira, nos arredores de Paris, acusada de envolvimento no plano de genocídio executado no Ruanda, em 1994.

O presidente francês, Nicholas Sarkozy, fez uma breve visita ao Ruanda, na semana passada, reforçando as relações entre os dois países, depois de uma interrupção de três anos nas relações diplomáticas.

Sarkozy reconheceu que a França e o resto do mundo cometeram erros ao não terem evitado o genocídio, mas não apresentou desculpas formais.

Jornalistas Raptados no Vale do Níger

Na Nigéria, a Polícia está a investigar o rapto, na segunda-feira, de um jornalista desportivo sul-africano e de dois outros colegas nigerianos, quando estes se encontravam na região do Delta do Níger.

Atiradores capturaram uma equipa de reportagem da televisão, depois de terem emboscado o autocarro em que seguiam, na cidade de Owerri, no Estado de Imo.

O autocarro transportava cerca de 21 pessoas, quando se deu o ataque dos rebeldes. O operador de câmara nigeriano foi ferido a tiro numa perna, encontrando-se hospitalizado. A equipa televisiva encontrava-se naquela região para filmar um jogo de futebol.

Relacionados

XS
SM
MD
LG