Links de Acesso

As Últimas de Washington


A Presidente chilena, Michelle Bachelet, disse que o terramoto de 8,8 de magnitude na escala de Richter, desalojou cerca de dois milhões de pessoas, constituindo um estado de emergência sem precedente na história chilena.

As forcas de segurança afirmam ter detido, na segunda-feira, dezenas de indivíduos em violação do recolher obrigatório, assim como em pilhagens nos arredores da cidade sulista de Concepción, e nas zonas de Maule.

Elizabeth Byrs, a porta-voz das Nações Unidas, disse que o governo chileno pediu formalmente ajuda as Nações Unidas nas suas tentativas de recuperação danos causados pelo tremor de terra.

Afeganistão: Prossegue a violência

As autoridades afegãs afirmam que cinco civis e um soldado da NATO morreram numa explosão suicida contra as forças internacionais na Província de Kandahar.

A viatura armadilhada atacou um comboio da NATO durante a travessia de uma ponte a caminho do aeroporto da Província de Kandahar. Os Talibãs reivindicaram a responsabilidade pelo assalto.

Mais tarde, fontes policiais afirmaram que uma outra viatura armadilhada explodiu junto da esquadra da polícia da cidade de Kandahar, matando um agente da polícia e ferindo 16 outros.

Entretanto, tropas afegãs internacionais continuam a fortificar posições na vila de Marjah, numa tentativa para repelir os Talibã da Província sulista afegã de Helmand.

Níger: Nenhum militar será candidato

O novo governante militar do Níger afirma que nenhum membro da junta militar, que assumiu o poder no golpe militar no princípio do mês, irá ser autorizado a candidatar-se para as prometidas eleições presidenciais.

O Major Salou Djibo reiterou no domingo as promessas Anteriores para a restauração da democracia naquele país oeste-africano.

Disse, na sua alocução televisiva, que a junta estava empenhada em resolver questões tais como a corrupção e abuso do poder durante o período, que não especificou, do governo de transição antes das eleições.

Programa nuclear de Teerão

O chefe da Agência Atómica Internacional das Nações Unidas disse que não pode confirmar se o programa nuclear do Irão é ou não é pacífico, devido ao facto de Teerão não estar a cooperar com a investigação.

O Chefe da Agencia Atómica Internacional, Yukia Amano, fez aquela declaração na segunda-feira, na abertura das conversações sobre o programa nuclear do Irão.

Um recente relatório da IAEA manifestou preocupação quanto ao Irão estar a produzir uma arma nuclear, alegação que Teerão rejeita.

O Irão recusou assinar o pacto, negociado pela Agência Atómica Internacional, no sentido de enviar a maior parte do seu urânio para a Rússia e para a França a fim de ser processado como combustível para reactores de pesquisas médicas, numa tentativa para impedir que Teerão utilizasse o seu urânio no fabrico de armas nucleares.

XS
SM
MD
LG