Links de Acesso

Angola: Trabalhadores na ex-RDA Querem Resolução


O ambiente voltou a alterar-se no rés-do-chão do edifício onde funciona a Direcção provincial do MAPESS, ministério da Administração Pública Emprego e Segurança Social, cita na rua da Missão na baixa de Luanda.No 4º Andar decorria a reunião entre representantes dos ex-trabalhadores e os membros do governo.

Sobre a mesa, a crónica problemática dos subsídios transferidos da Alemanha de que há queixas de não terem sido entregues até ao momento. Tudo que se assistiu até ao presente foram contestações umas contra as outras.

Em Julho do ano passado os lesados saíram à rua para manifestar o seu descontentamento. A polícia prendeu dez. O tribunal julgou e absolveu-nos.

Depois de um prolongado interregno registado nas conversações entre as partes, a reunião desta sexta-feira que veio da iniciativa do governo na sequência de uma carta anteriormente enviada pela Associação dos ex-trabalhadores teve por objectivo a discussão do quadro em que as futuras negociações deverão ter lugar.

A elaboração da lista uniformizada dos ex-trabalhadores da RDA é o trabalho para os próximos dias.

É uma tarefa que se afigura difícil de concretizar quando é sabido que quer em Angola como na própria Alemanha, importantes ficheiros afectos a este dossier não existem mais. Consta que do pouco que tem havido no país, foi uma tentativa de reconstituição feita com o contributo dos próprios ex-trabalhadores, com a porosidade de que se reconhece.

Relacionados

XS
SM
MD
LG