Links de Acesso

As Últimas de Washington


Violência em Cabul

Pelo menos 16 pessoas, incluindo afegãos e cidadãos estrangeiros (nove indianos, um italiano e um francês), morreram num atentado suicida contra residências hoteleiras no centro de Cabul.

Testemunhas ouvidas pelas agências noticiosas relatam ter ouvido pelo menos duas explosões e disparos no local, onde se encontram também alguns edifícios governamentais além do enorme complexo comercial e hoteleiro Park Residence.

Entre as vítimas mortais estão pelo menos nove cidadãos indianos, que trabalhavam e moravam na unidade comercial e hoteleira visada no ataque, foi entretanto confirmado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Índia.

Iraque reintegrados 20 mil oficiais

O governo iraquiano indicou que vai readmitir vinte mil oficiais que serviram durante o regime de Saddam Hussein e que tinham sido expulsos em 2003 após a invasão liderada pelos Estados Unidos.

Um porta-voz do ministério sublinhou que os antigos oficiais vão ser imediatamente readmitidos.

A decisão ocorre a poucos dias das eleições parlamentares de 7 de Marco, levando alguns a alegar que a medida de readmissão é política.

Turquia: Detidos mais 18 suspeitos

As autoridades da Turquia detiveram hoje mais 18 suspeitos de envolvimento numa alegada tentativa de golpe, num caso que está a provocar uma crise no país.

Estas onze detenções, realizadas em várias províncias do país, somam-se às 49 de segunda-feira – a maioria de militares na reserva mas também alguns no activo.

Destes, 11 foram hoje presentes a tribunal, onde foram formalmente acusados e colocados em prisão preventiva, elevando para 31 o número de arguidos neste processo.

Nova comissão eleitoral na Costa do Marfim

Na Costa do Marfim o governo formou uma nova comissão eleitoral, um passo essencial para a resolução da crise política no país.

As autoridades anunciaram que a comissão será chefiada por um elemento da oposição, o antigo ministro dos Assuntos Estrangeiros, Youssouf Bakayoko.

Bakayoko prometeu trabalhar no sentido de organizar eleições justas e transparentes, que estão previstas para dentro de dois meses.

O presidente Laurent Gbabgo dissolvera há duas semanas a anterior sustentando que estava a registar ilegalmente eleitores.

Proteger as poupanças de reforma

A Casa Branca vai divulgar legislação destinada a proteger as contas de poupança de reforma para os trabalhadores norte americanos.

Várias notícias citam uma fonte da Casa Branca como tendo dito que as medidas incluem salvaguardas para proteger os trabalhadores de possíveis conflitos de interesse quando contactam com conselheiros financeiros que administram as suas contas de reforma.

Segundo o plano os conselheiros podem fornecer apenas informação se for baseada em modelos computorizados e se não receberem comissões para desviarem investimentos para fundos a que estejam relacionados.

Birmânia: Indeferido recurso de Aung San Suu Kyi

O Supremo Tribunal birmanês indeferiu o recurso interposto pela líder da oposição e prémio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi, mantendo a sentença de detenção domiciliária.

Tendo passado 15 dos últimos 21 anos sob alguma forma de detenção, Suu Kyi fica, na prática, impossibilitada de poder vir a disputar as eleições multipartidárias prometidas pelo regime dos generais para este ano.

A Liga Nacional para a Democracia ganhou as legislativas de 1990, mas os generais nunca lhe permitiram governar o país.

XS
SM
MD
LG