Links de Acesso

Niger : Partidos da oposição apelam a realização de eleições


Os partidos da oposição no Níger apelaram a junta militar a fixar a data de eleições, dois dias depois do golpe de Estado que derrubou o presidente Mamadou Tandjá.

Uma importante coligação da oposição indicou estar disposta a dar a sua contribuição para o sucesso da transição democrática, que deverá consagrar-se essencialmente à adopção de uma constituição consensual e na organização de eleições gerais, livres e transparentes.

A Coordenação das Forças Democráticas para a República – CFDR – que reúne partidos políticos, a Organização de defesa dos direitos humanos e os Sindicatos, sublinha que o retorno à ordem constitucional é uma etapa incontornável, para que o Níger volte a ocupar o seu lugar no concerto das nações.

Entretanto, este Sábado, dezenas de milhares de pessoas saíram a rua em Niamey para saudar os militares.

Os apoios de rua ao golpe de Estado tiveram inicio na Sexta-feira, e a maior concentração teve lugar neste Sábado com a presença de mais de dez mil manifestantes.

O apoio popular surge entretanto numa altura em que a comunidade internacional vai condenando o derrube do regime pelos militares.

Na Sexta-feira, a União Africana tinha anunciado a suspensão do Níger e exigido o retorno imediato a ordem constitucional. A União Europeia, a França bem como as Nações unidas e a África do Sul tinham igualmente apelado os militares a reporem a ordem constitucional.

Da parte dos Estados Unidos, um porta-voz do Departamento do Estado disse esperar que os militares avancem com a formação de um governo de transição que deverá preparar as eleições.

Enquanto isso, o deposto presidente Mamadou Tandjá foi dado como estando de caminho para exílio em Marrocos.


XS
SM
MD
LG