Links de Acesso

As Últimas de Washington


Talibãs Usam "Escudos Humanos"

Um oficial general do exército afegão informou que os combatentes Talibã estão a usar cada vez mais civis como "escudos humanos" à medida que prossegue uma grande ofensiva de forças afegãs e da NATO no sul do país.

O general Mohiudin Ghori revelou que combatentes Talibã na província de Helmand têm ordenado mulheres e crianças a permanecerem nos terraços das casas, enquanto os militantes disparam as suas armas à sua volta.

A NATO anunciou que 15 civis afegãos foram mortos desde que a operação militar começou há cinco dias na cidade de Marjah e a Amnistia Internacional disse que milhares de civis foram apanhados pelos combates.

Confirmada Detenção de Baradar

O exército paquistanês confirmou a detenção do destacado comandante dos Talibã, o mullah Abdul Ghani Baradar.

Um comunicado militar divulgado hoje indica que um "pormenorizado processo de identificação" mostrou que Baradar se encontra entre várias pessoas recentemente presas.

O mullah Abdul Ghani Baradar, um cidadão afegão, é a segunda figura mais importante do Talibã, apenas suplantado pelo fundador do grupo fundamentalista islâmico, o mullah Muhammad Omar.

Síria Tem Novamente Embaixador Americano

William Burns, um alto funcionário do Departamento de Estado, encontrou-se hoje em Damasco com o presidente sírio Bashar al-Assad, um dia depois do presidente Barack Obama ter nomeado o primeiro embaixador dos Estados Unidos para a Síria desde 2005.

A nomeação do diplomata Robert Ford, fluente em árabe, que foi conselheiro de embaixada no Iraque e embaixador na Argélia, de 2006 a 2008, terá de ser confirmada pelo Senado.

Os Estados Unidos retiraram o seu embaixador na Síria depois do assassínio do antigo primeiro-ministro libanês Rafik Hariri em 2005. Muitos países responsabilizaram a Síria pelo assassínio, mas Damasco negou qualquer envolvimento.

Militares no Governo de Transição da Guiné-Conakry

Na Guiné-Conakry, dois oficiais do exército acusados de graves abusos de direitos humanos foram acrescentados ao governo de transição daquele país da África Ocidental.

Um decreto lido na televisão estatal na terça-feira à noite dá conta que o capitão Claude Pivi e o tenente-coronel Moussá Camará Tiegboro foram nomeados ministros de Estado.

Ambos os oficiais, membros proeminentes da junta militar que governou a Guiné-Conakry desde Dezembro de 2008, foram acusados de terem tido um papel nas mortes de mais de 150 pessoas num comício da oposição em Conakry no dia 28 de Setembro do ano passado.

Mais Protestos na Costa do Marfim

Na Costa do Marfim registaram-se hoje mais protestos contra a decisão do presidente Laurent Gbagbo de demitir o governo.

Manifestantes incendiaram um autocarro urbano em Abidjan, enquanto centenas de pessoas desfilaram em várias cidades do país.

Grupos da oposição apelaram para protestos de rua depois do presidente Gbagbo ter dissolvido na sexta-feira o governo e a comissão nacional de eleições.

Presidente Sarkozy Visita Haiti

O presidente francês Nicolas Sarkozy está no Haiti, onde anunciou um pacote financeiro de perto de 450 milhões de dólares durante dois anos para ajudar aquela antiga colónia francesa a recuperar dos efeitos do recente terramoto. Sarkozy anunciou também o perdão da dívida do Haiti à França no valor de 77 milhões de dólares.

A visita de Sarkozy é a primeira realizada por por um presidente francês ao Haiti desde que se tornou numa república independente há mais de 200 anos.

Entretanto, o Banco Inter-Americano para o Desenvolvimento (BAD) disse que o custo de reconstrução do Haiti, após o devastador terramoto, poderá atingir os 14 mil milhões de dólares americanos, tornando-o no mais destruidor desastre natural dos tempos modernos.

Astronautas Montam Módulo na Estação Espacial

Dois astronautas do vaivém espacial Endeavour completaram a instalação de um novo módulo de observação na Estação Espacial Internacional.

Robert Behnken e Nicholas Patrick estiveram no espaço durante cinco horas para completarem o trabalho.

Relacionados

XS
SM
MD
LG