Links de Acesso

EUA : Hillary Clinton em digressão no Golfo


A Secretaria de Estado, Hillary Clinton chegou este Domingo a Doha no Qatar, numa digressão que a deve conduzir igualmente a Arábia Saudita, no decurso da qual deverá manter contactos com os aliados americanos na região do Golfo e para debater questões ligadas ao Médio Oriente.

Clinton procura obter o apoio do mundo árabe para fazer recuar o Irão na sua ambição nuclear de modo a relançar as negociações de paz israelo-palestinianas.

A Secretaria de Estado avista-se este Domingo com o primeiro-ministro do Quatar, o Sheik Hamad bem Jassim al Sani, e o rei Abdallah da Arábia Saudita na Segunda-feira.

Os Estados Unidos apoiam a iniciativa do Conselho de Segurança das Nações Unidas que propõe aprovar a quarta serie de sanções contra o Irão. Washington espera obter o compromisso da Arábia Saudita em garantir a China o abastecimento em petróleo, em substituição do Irão, país com o qual Pequim mantém lucrativas relações económicas através da venda de petróleo.

Hillary Clinton deverá igualmente um discurso durante a sétima edição do Fórum mundial Islão/Estados Unidos da América a ter início este Sábado em Qatar.

O presidente Barack Obama numa mensagem vídeo dirigida a esta conferência, anunciou a nomeação do advogado da Casa Branca, Rashad Hussain como emissário especial junto a Organização da Conferencia Islâmica – OCI - uma organização que conta com 56 Estados membros.


XS
SM
MD
LG