Links de Acesso

As Últimas de Washington


China retalia contra Estados Unidos

A China vai aplicar sanções a empresas norte-americanas que vendam armas a Taiwan, anunciou em Pequim o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

As autoridades chinesas reagiram assim à venda de armas norte-americanas a Taiwan no valor de 6 mil e 400 milhões de dólares, suspendendo para já os encontros a nível militar que deveria ter amanhã com os Estados Unidos.

A China alertou igualmente para as repercussões sobre as relações sino-americanas.

Novos regulamentos para a indústria bancária

Responsáveis económicos dos Estados Unidos e da Europa indicaram que as instituições bancárias vão ter de fazer face a regulamentos mais estritos, e mudanças de operação.

Aquelas entidades enunciaram os planos de reforma num encontro com as principais instituições bancárias privadas no final do Fórum Económico Mundial em Davos, na Suíça.

Nigéria e o MEND

O Movimento para a Emancipação do Delta do Níger (MEND), conjunto de grupos armados a actuar no Sueste da Nigéria, anunciou o fim de três meses de tréguas e ameaçou desencadear um assalto geral às instalações de petróleo e gás natural.

O MEND disse que já não acredita que o Governo federal seja capaz de negociar as suas exigências para um maior controlo dos recursos naturais daquela região.

As tréguas tinham sido proclamadas em Outubro do ano passado, mas já foram quebradas em Dezembro, quando alguns dos elementos da constelação de grupos que actua no Delta do Níger atacou um oleoduto operado pela Shell e pela Chevron.

Afeganistão: Ataque aéreo mata soldados afegãos

Responsáveis afegãos e da NATO revelaram que um ataque aéreo da coligação poderá ter causado a morte a quatro soldados afegãos.

As fontes militares precisaram que uma força conjunta afegã e da coligação foi submetida a fogo inimigo tendo solicitado apoio aéreo.

A investigação inicial revelou que o fogo inicial que levou ao ataque aéreo, fora providente de um posto do Exército Nacional do Afeganistão.

Cinzas de Gandhi espalhadas ao largo da África do Sul

Uma parte das cinzas do líder independentista indiano Mahatma Gandhi, assassinado em 30 de Janeiro de 1948 por um fanático hindu, foram deitadas ao mar ao largo da costa da África do Sul, país onde viveu de 1891 a 1914.

As cinzas foram espalhadas no Oceano Índico, numa cerimónia hindu a que assistiram duas centenas de pessoas, no sexagésimo segundo aniversário do assassínio, e tinham sido entregues à família no ano passado pelos parentes de um amigo que as conservara.

Relacionados

XS
SM
MD
LG