Links de Acesso

Últimas de Washington


A secretária de estado americana, Hillary Clinton, disse que o plano do Presidente afegão, Hamid Karzai, para reintegrar os soldados talibãs na sociedade civil irá trazer maior estabilidade e segurança ao Afeganistão.

Clinton falava durante o reunião de delegados de cerca de 70 países hoje, em Londres, para conversações sobre formas para estabilizar o Afeganistão, criando uma estratégia destinada a por termo a guerra no pais.

A secretária de estado americana disse ainda que através de incentivos relativamente pouco dispendiosos, muitos elementos talibãs poderão renunciar a violência aceitando todos os princípios básicos da constituição afegã.

Disse ainda que os Estados Unidos vão patrocinar o estabelecimento de um fundo internacional de apoio ao esforço da referida reintegração.

Anteriormente, o Presidente Karzai tinha anunciado oficialmente o plano de reintegração dos Talibãs, a fim de atrair os militantes talibãs para a sociedade civil criando postos de empregos e facilidades de alojamento.

Irão: governo executa 2 opositores

O Irão afirmou que executou dois suspeitos membros de um grupo anti-governamental por conspirar para derrubar o governo islâmico do país.

Uma noticia veiculada pela imprensa estatal afirma que Mohammad Reza Zamani e Arash Rahmanipour foram enforcados hoje sendo esta a primeira execução publica de dissidentes iranianos desde os distúrbios que se seguiram a disputada reeleição do Presidente Mahmoud Ahmadinejad, em Junho ultimo.

O procurador-geral em Teerão, Abbas Jafari Dowlabadi disse que os dois confessaram-se culpados de planear assassinatos e assaltos. Teerão acusa ainda os dois dos ataques bombistas na cidade de Shiraz, no sul do pais em 2008 em que morreram 13 pessoas.

A acusação não se referiu ao facto dos dois réus terem participado nas manifestações contra a disputada eleição de Junho passado, mas algumas agencias noticiosas iranianas classificando as execuções como sendo parte da repressão pós-eleitoral levada a cabo pelo governo iraniano.

Somália: piratas em destaque em Nova Iorque

Um grupo internacional está reunido hoje em Nova Iorque para apresentar o relatório de progresso nos seus esforços de combate a pirataria na costa somali.

O grupo de contacto sobre a pirataria ao largo da costa somali, está reunida na sede das Nações Unidas durante o seu primeiro aniversário, tendo uma fonte próxima do grupo afirmado que o mesmo vai anunciar que embora os ataques dos piratas estejam a aumentar, o grupo está a registar considerável progresso na área.

O Departamento de Estado afirma que o grupo está envolvido em operações de patrulhas e de a escolta de navios na zona costeira somali.

XS
SM
MD
LG