Links de Acesso

Republicanos e o Estado da União


A resposta do Partido Republicano ao discurso do presidente Obama foi feita pelo governador do Estado da Virgínia, Bob McDonnel, o qual afirmou que os democratas estão a gastar demasiado dinheiro e que, com isso, estão a criar um nível insustentável da dívida do Estado.

"O que o governo não deve acumular ainda mais são os impostos, regulamentação e processos litigiosos que matam empregos e atingem a classe média".

O governador republicano da Virgínia foi escolhido para porta-voz do partido na sua resposta ao discurso do presidente. McDonnel é um dos vários republicanos que ganharam recentemente eleições em Estados que os democratas venceram facilmente em 2008.

Quanto à liderança republicana no Congresso o senador Bob Corker disse que o tom do presidente foi cordial, mas o que seu discurso não apresentou as formas específicas como irá trabalhar com os republicanos.

"Esperava mais do discurso. Por certo o tom era simpático, mas quanto às questões não me parece que ele aprendeu muito com o que aconteceu nas últimas semanas."

Por seu lado o senador republicano Jon Kyl descreve o discurso como partidário, um discurso de campanha, não um discurso sobre o estado da União. Acrescenta que sem o mencionar pelo nome, o presidente Obama continua a responsabilizar o antigo presidente George Bush pelos problemas do país.

"Passado já um ano como presidente que assuma os problemas. Fez campanha para presidente para resolver estes problemas, deixe de se queixar de que herdou uma situação confusa."

Da oposição republicana o presidente recebeu ovação quando afirmou que a sua prioridade é agora a criação de postos de trabalho e impulsionar os pequenos negócios. Do lado democrata os aplausos foram muitos quando Obama pediu ao Congresso para que envie para sua aprovação o mais rapidamente possível uma lei de criação de emprego.

XS
SM
MD
LG