Links de Acesso

Libéria: Sirleaf em 2011


Na Libéria, registam-se reacções contraditórias ao anúncio de que a presidente Ellen Johnson-Sirleaf vai concorrer no próximo ano à re eleição. Uma proposta feita pela Comissão da Verdade e Reconciliação indica que a presidente Sirleaf deve ser proibida de concorrer a qualquer cargo público durante 30 anos.

A presidente Sirleaf pôs termo à especulação anunciando a intenção de ser candidata ao sufrágio de 2011.

O ministro Issac Jackson sustenta que os liberianos têm confiança na sua liderança.

`A grande maioria da população neste país considera que a Senhora Sirleaf está a conduzir bem os assuntos de estado, como seja a reconstrução das estradas.`

Jackson acentua que os apoiantes solicitaram à presidente Sirleaf para voltar a concorrer por ser a pessoa melhor qualificada para continuar a reconciliação e a reconstrução da Libéria.

No ano passado, a Comissão da Verdade e da Reconciliação indicou que a presidente Sirleaf deveria ser proibida de desempenhar cargos públicos durante 30 anos devido ao apoio que prestou ao antigo dirigente rebelde Charles Taylor.

A chefe de Estado admitiu ter apoiado financeiramente Taylor, tendo deposto ter sido induzida em erro para o fazer, e ter posto termo ao apoio quando teve conhecimento dos abusos dos direitos humanos no decurso da campanha contra o então presidente Samuel Doe.

Embora a proibição da presidente Sirleaf não tenha sido incluída no documento final da comissão, ainda se encontra perante o parlamento.

O activista dos direitos humanos Adama Demster considera que a decisão de Sirleaf voltar a concorrer, compromete o trabalho da comissão.

`Ao fazer a declaração, consideramos que não seja em favor da Comissão da Verdade e da Reconciliação e o trabalho que foi feito. Não deve ser ignorado e as pessoas não podem apresentar-se de outra forma.`

Ao anunciar os planos de re eleicao a presidente Sirleaf não fez referência à proposta da comissão, não indicou que nem todos estão de acordo com a decisão, e que a comissão fez recomendações importantes.

Relacionados

XS
SM
MD
LG