Links de Acesso

As Últimas de Washington


Conferência Para a Recuperação do Haiti

O primeiro-ministro do Haiti, Jean-Max Belerive, deslocou-se ao Canadá a fim de participar numa reunião internacional destinada a assentar planos para a recuperação do Haiti, enquanto os trabalhadores de ajuda continuam a abastecer os necessitados de ajuda alimentar, água potável e suprimentos médicos que ainda lhes fazem falta na sequência do maciço tremor de terra, há cerca de duas semanas.

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, e ministros dos Negócios Estrangeiros de vários países, assim como representantes de vrias ONGs, estão presentes.

O governo haitiano comunicou na segunda-feira que o número oficial de vítimas mortais do sismo que abalou a capital haitiana no dia 12 de Janeiro corrente, subiu a 150.000, número que, segundo adianta a fonte, não abrange as vítimas das zonas vizinhas de Port-au-Prince.

Recuperados Corpos de Vítimas de Desastre Aéreo

Entidades oficiais libanesas afirmam que 34 corpos foram recuperados de um avião das linhas aéreas etíopes que levava a bordo 90 pessoas e que se despenhou no Mar Mediterrâneo pouco depois de levantar voo do aeroporto internacional de Beirute durante uma tempestade.

O despenhamento do Boeing 737, das linhas aéreas etíopes, gerou um importante esforço internacional de buscas em que participaram militares libaneses, forças da manutenção de paz das Nações Unidas, do Líbano, dos Estados Unidos, da Grã-Bretanha e Chipre.

Os corpos, alguma bagagem e destroços do aparelho, foram recuperados na costa libanesa do Mediterrâneo.

O ministro de Defesa libanês, Elias Murr, disse que parece que o mau tempo, vento e chuvas e relâmpagos teriam contribuído para a queda do avião no mar, dividindo-se em dois, antes de se despenhar no Mediterrâneo.

Fontes libanesas afirmam que a aeronave levava a bordo uma tripulação de sete membros e 83 passageiros num voo para Adis Abeba.

O presidente libanês, Michel Suleiman, adiantou que não havia indicação de terrorismo envolvido no acidente.

Atentados Contra Hotéis em Bagdade

Três assaltantes suicidas atacaram hotéis em Bagdade, hoje, matando pelo menos 36 pessoas, na capital iraquiana e noutras cidades.

Bagdade, a capital, e os estabelecimentos hoteleiros, Sheraton, Babylon e al-Hamra, nos arredores da capital, têmm sido alvo de várias explosões bombistas e de viaturas armadilhadas sucessivas, desde Agosto passado.

Bagdade foi alvo de ataques bombistas coordenados desde o passado mês de Agosto, em que morreram centenas de pessoas, tendo as autoridades iraquianas manifestada apreensão acerca de alguns dos ataques de maior alcance poderem prejudicar as eleições parlamentares do próximo dia 7 de Marco.

Em Washington, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse que as eleições e outras iniciativas destinadas a normalizar a situação no Iraque, serão, nas suas palavras, as piores vítimas dos terroristas.

Presidentes Afegão e Paquistanês Dialogam

Os presidentes do Afeganistão e do Paquistão reuniram em Istambul, para conversações patrocinadas pela Turquia, destinadas a discutir cooperação mais estreita entre os dois países na luta contra os Taliban.

A reunião de hoje, na capital turca, entre o presidente afegão Hamid Karzai e o seu homólogo paquistanês, Asif Ali Zardari, acontece dias apenas antes da conferência internacional em Londres sobre o Afeganistão.

Entretanto, os dois líderes mantiveram conversações paralelas, a margem da conferência, com a Turquia, com o objectivo de melhorar os laços entre Islamabad e Cabul, em que participam também chefes militares e dos serviços secretos dos dois países.

Os laços entre o Afeganistão e o Paquistão se deterioraram desde que a região tribal a noroeste do Paquistão se tornou refúgio seguro dos extremistas fugidos do Afeganistão, desde 2001.

Eleições Presidenciais no Sri Lanka

Os eleitores no Sri Lanka vão na terça-feira às urnas para a primeira eleição presidencial desde a derrota dos rebeldes Tigres Tamil, em Maio de 2009, depois de 25 anos de guerra civil.

Os dois heróis nacionais do conflito recentemente concluído, o presidente Mahinda Rajapaksa, e o antigo chefe das forças armadas, general Sarah Fonseka, concorrem para o voto eleitoral muito disputado, nas urnas. Os dois candidatos têm trocado diatribes e acusações mútuas de crime, corrupção e incompetência.

O Centro de Observação Eleitoral, em Colombo, afirma estar profundamente preocupado acerca da integridade do processo eleitoral, em que foram utilizados recursos do Estado e outras formas de intervenção oficial, durante a campanha.


Relacionados

XS
SM
MD
LG