Links de Acesso

As Últimas de Washington


Haiti: terminam operações de busca

O governo haitiano decidiu terminar as operações de busca das pessoas soterradas sob os escombros de Port-au-Prince, onde pelo menos 132 sobreviventes foram socorridos desde o sismo de 12 de Janeiro, anunciaram hoje as Nações Unidas.

O governo declarou terminada a fase de investigações e de socorro, indicou o Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU.

O número de mortos foi actualizado para 111 mil 499, enquanto o dos feridos ultrapassa os 190 mil, segundo os números divulgados ao final do dia de sexta-feira.

As operações humanitárias vão agora centrar-se essencialmente na distribuição de alimentos, água, prestação de cuidados médicos e fornecimento de abrigo aos sobreviventes nas cidades de Port au Prince e nas também devastadas Jacmel e Leogane.

O Governo haitiano informou que quase 610 mil pessoas estão instaladas em cerca de 500 campos de refugiados. Muitas pessoas estão a partir para regiões do país poupadas pelo sismo, principalmente no centro e oeste. Mais de 130 mil aproveitaram já o transporte disponibilizado para esse efeito, mas o número dos que se deslocaram pelos seus próprios meios é indeterminado.

Obama e o Supremo Tribunal

O Presidente Barack Obama classificou o veredicto do Supremo como uma grande vitória para Wall Street, para as grandes petrolíferas, as companhias de seguros e todos os grupos de interesses.

O Supremo Tribunal dos Estados Unidos considerou inconstitucionais as leis que limitam os montantes das contribuições financeiras para as campanhas eleitorais, abrindo a porta a investimentos avultados por parte de corporações e sindicatos para promover a derrota ou a vitória de determinados candidatos ao Congresso ou à Casa Branca.

Novo START em Fevereiro?

Os Estados Unidos e a Rússia indicaram que vão retomar, no inicio do próximo mês, as conversações no sentido de um novo acordo de redução de armas estratégicas.

O novo START irá substituir o acordo de 1991 que expirou em Dezembro.

O ministro dos estrangeiros russo afirmou que as duas partes realizaram progressos significativos na maioria dos temas, e esperam finalizar os detalhes quando as conversações recomeçarem em Fevereiro.

Nigéria: violência entre cristãos e muçulmanos

Os corpos de pelo menos 150 vítimas foram retirados de poços após a recente onda de violência entre cristãos e muçulmanos na cidade nigeriana de Jos.

A Human Rights Watch indicou que algumas das vítimas foram queimadas ainda vivas.

O número de mortos é agora avaliado em mais de duas centenas para os quatro dias de violência durante os quais grupos munidos de armas de fogo, machetes e navalhas atacaram centenas de pessoas.

Afeganistão: Governador escapa a atentado

Responsáveis afegãos revelaram que um governador provincial escapou ileso a um ataque à bomba incidente que matou quatro soldados afegãos.

O governador da província de Wardak deslocava-se numa coluna automóvel quando a bomba explodiu, tendo as autoridades indicado terem detido um comandante local dos Talibã que se encontrava nas proximidades.

Paquistão: Vinte e dois militantes mortos

Autoridades paquistanesas anunciaram que as forças de segurança no noroeste do país mataram 22 militantes em confrontos que se seguiram a uma emboscada.

As mesmas fontes precisaram que os militantes mataram dois soldados e que as tropas detiveram 25 militantes após o ataque.

Relacionados

XS
SM
MD
LG