Links de Acesso

As Últimas de Washington


Reactivar a economia Haitiana

O Secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, solicitou o apoio do ex-presidente americano, Bill Clinton, para chefiar o programa de trabalho remunerado de forma a reactivar a economia haitiana, devastada pelo terramoto.

Ban Ki-Moon fez o anuncio na sequencia do seu encontro com o ex-presidente americano, que entretanto, continua a servir como enviado especial das Nações Unidas no Haiti.

O programa das Nações Unidas tem por fim criar postos de trabalho para os Haitianos para que possam ajudar na recuperação da economia nos seus aspectos mais fundamentais. No âmbito do plano, cada empregado terá direito a uma remuneração no valor de $5.00 por dia, 20 dias por mês, num total de $100.00 por mês, um rendimento a muitos títulos aceitável nas condições haitianas.

Na próxima segunda-feira, ministros de vários países vão participar numa conferência sobre o Haiti a ter lugar em Montreal, no Canada.

Os ex-presidentes Bill Clinton e George W.Bush são co-lideres de uma força-tarefa particular de angariação de fundos para o Haiti.

Rússia lamenta rejeição iraniana

O Ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, disse que o seu país, lamenta a aparente rejeição por Teerão do pacote de propostas das Nações Unidas no sentido de enviar o urânio para o enriquecimento no estrangeiro.

O responsável russo fez aquela declaração entre indicações tanto dos Estados Unidos como da China, países que fizeram saber que iriam tomar drásticas medidas contra Teerão, devido a sua relutância em aceitar a recomendação daquele organismo internacional.

Todavia, falando numa conferência da imprensa esta sexta-feira, Lavrov disse que o Conselho de Segurança poderá discutir sanções que ele não está ainda disposto a apoiar.

Por sua vez, a Secretaria de Estado americana, Hillary Clinton, disse anteriormente que a comunidade internacional está preparada a pressionar ainda mais os Iraquianos.

Clinton disse que a comunidade internacional não vai ceder. A chefe da diplomacia americana fez aquela declaração em reuniões com a nova chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, da Grã-Bretanha, e com o Secretario dos Negócios Estrangeiros britânico, David Miliband.

China denuncia criticas norte americanas

A China denuncia as criticas dos Estados Unidos quanto as restrições de acesso ao internet pelo publico nacional chinês, advertindo que as mesmas poderão prejudicar as relações bilaterais.

O comunicado chinês, transmitido hoje, via internet pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, afirma que Washington está a usar, o chamado conceito de liberdade, no uso do Internet, fazendo acusações sem fundamento contra Pequim.

A Secretaria de Estado americana, Hillary Clinton, num importante discurso sobre a liberdade na utilização da comunicação internet, apelou à China e outros governos autoritários para levantarem as limitações impostas aos seus cidadãos no acesso aquela via de comunicação social.

As observações de Clinton acontecem na altura da disputa entre a China e o gigante dos serviços de internet americano, Google, que ameaça retirar-se da China devido a preocupações de censuras impostas pelas autoridades em Pequim.

Guiné: Primeiro ministro não está impedido de se candidatar

O novo Primeiro-ministro civil da Guiné disse que não está obrigado a cumprir os termos do acordo do governo de transição que o proíbe de se candidatar a presidência nas próximas presidenciais, em Junho próximo.

O político veterano, Jean-Marie Dore, foi nomeado para ocupar o posto de primeiro-ministro interino na terça-feira, como parte de um acordo que tem por fim o afastamento dos militares da vida política guineense, efectivamente, reservando-a aos civis.

Mas Jean Marie Dore disse a Voz da América que não concordava com os termos do acordo, assinado conjuntamente a semana passada pelo líder militar ferido, Capitão Dadis Camara, em convalescença no Burkina Faso, e pelo líder da junta no poder, General Sekouba Konate.

XS
SM
MD
LG