Links de Acesso

Angola e África do Sul Vão Disputar Supremacia na África Austral


Uma organização privada de análise política afirmou que nos próximos anos se vai assistir a um aumento da rivalidade entre Angola e África do Sul pela supremacia na África Austral.

A companhia Stratfor que se especializa na angariação e análise de informação de todo o mundo começa por afirmar no seu relatório anual que o processo de transição na África do sul e de estabilização e consolidação do poder em Angola está terminado.

A competição entre estes dois países da África austral para tentarem ser a potencial regional dominante já começou diz o documento.

Para a Stratfor a África do Sul e Angola têm forças e vulnerabilidades diferentes embora cada um tenha a sua própria base de poder e meios de influência.

A África do sul, diz o documento, é mais rica e tem uma força militar e uma base industrial mais forte. Angola, acrescenta, tem serviços de segurança "brutalmente efectivos", e receitas abundantes da sua "robusta" indústria petrolífera.

A análise nota que este ano, 2010, a concorrência entre os dois países vai iniciar-se de forma calma com Angola a oferecer pedaços da sua indústria de diamantes e venda de petróleo como meio de manter relações amistosas com a África do Sul.

Mas, acrescenta, não deverá levar muito tempo até uma espécie de guerra fria eclodir entre os dois países. A análise diz que é provável que os dois países usem facções rivais dentro de cada um deles nessa guerra fria mas nota que esse apoio deverá estar limitado ao campo político.

A análise da Stratfor diz que tanto Angola como a África do sul planeiam influenciar o futuro do Zimbabwe de acordo com os seus interesses e a competição entre Luanda e Pretória vai intensificar-se quando Robert Mugabe deixar de ser presidente. Ambos os países, diz o documento, estão já a manobrar os seus aliados nesse pais.

A análise afirma que á medida que a concorrência se intensificar os dois países vão tentar utilizar aliados nos seus territórios. A África do sul tem enormes contactos dentro de Angola que vêm do tempo da guerra civil em Angola e que segundo diz podem ser activados.

Angola por seu turno está a este estabelecer contactos com altos escalões das forças militares sul-africanas e com facções dentro da aliança que governo a África do sul, nomeadamente com membros do partido comunista e com o congresso dos sindicados sul-africanos.

No que diz respeito especifico a 2010 a Stratfor é de opinião que Angola vai cultivar este ano as suas relações não só com o governo sul-africanos para também com as estruturas governamentais sul-africanas. Isto, afirma, é um meio de poder contrabalançar qualquer futura acção de Pretoria em estabelecer relações com elementos em Angola que não o partido no poder.

XS
SM
MD
LG