Links de Acesso

Mundo Mobiliza-se para Ajudar Haiti


Através do mundo doadores estão a enviar equipas de salvamento, médicos e ajuda alimentar de emergência para o Haiti onde na sequência do tremor de terra de Terça-feira corpos continuam a ser amontoados nas ruas da capital

Aviões com socorristas e ajuda dos Estados Unidos, China, Espanha e outros países chegaram já ao Haiti e muitos outros países já prometeram ajuda.

Teme se que dezenas de milhar de pessoas tenham morrido no tremor de terra de magnitude sete. Milhares de outras estão soterrados.

Os fornecimentos de água, electricidade e as telecomunicações foram severamente afectados afectando as operações de ajuda.

O tremorl devastou Port au Prince e destruiu o principal hospital da cidade.

Uma equipa de médicos cubanos que já estavam a operar no Haiti tem estado a tratar os feridos e o grupo de ajuda Médicos Sem Fronteira já montou centros médicos em tendas.

O secretário-geral da ONU Ban Ki-moon confirmou a morte de 16 membros da missão da ONU no país. Outros 150, incluindo o chefe da missão, Hedi Annabi, estão dados como desaparecidos.

Dos nove mil soldados da ONU estacionados no país, os três mil baseados em Port au Prince estão a limpar estradas e ajudar nas operações de busca e salvamento.

O presidente dos estados Unidos Barack Obama disse que as perdas registadas no Haiti são devastadoras.

O presidente anunciou uma doação de 100 milhões de dólares para os esforços americanos de ajuda.

O presidente disse que vai demorar horas e talvez dia até os recursos e pessoal americano chegarem.

Soldados de uma divisão aero transportada vão deixar hoje a sua base na carolina do norte para prepararem a chegada de uma força ainda maior. Mais de dois mil fuzileiros vão ser enviados para o Haiti para fornecerem ajuda e participarem em operações de salvamento.

O antigo presidente Bill Clinton, enviado especial da ONU para o Haiti disse que o tremor de terra é uma das grandes emergências na história das Américas.

Uma organização de ajuda sul-africana vai enviar especialistas em buscas para o Haiti para ajudar a salvar vidas no país.

Imtiaz Sooliman director da "Gift of the Givers Foundation" disse que os peritos a serem enviados são especialistas em salvar pessoas de edifícios que ruíram.

Sooliman disse que a sua organização planeia também enviar pessoal médico especializado e está a tentar assegurar transporte para 100 toneladas de ajuda.

XS
SM
MD
LG