Links de Acesso

Últimas de Washington


No Irão, um atentado bombista vitimou um professor de física nuclear que tinha apoiado um candidato da oposição nas presidenciais do ano passado.

O governo iraniano acusou os Estados Unidos e Israel de terem estado na origem do atentado levado a cabo com uma bomba controlada à distância. Um porta-voz do departamento de estado americano considerou a acusação como sendo absurda.

Massou Ali Mohammadi era um cientista nuclear que leccionava na universidade de Teerão e apoiou publicamente o líder da oposição Mir Hossein Mousavi nas eleições presidenciais do ano passado.

Iraque: governo apreende explosivos e detém 25 pessoas


No Iraque o governo anunciou a apreensão de explosivos e a detenção de 25 pessoas que alegadamente se preparavam para desencadear ataques terroristas em Bagdad.

Durante a operação, as autoridades cortaram várias ruas da capital provocando grandes engarrafamentos.

O Iraque prepara-se neste momento para as eleições legislativas de Março e o governo advertiu para a eventualidade dos rebeldes desencadearem ataques para impedir a sua realização.

Afeganistão: residentes do sul acusam NATO Afeganistão: residentes do sul acusam NATO

Residentes locais ao sul do Afeganistão afirmam que forcas estrangeiras abriram fogo contra uma multidão de manifestantes, ferindovárias pessoas.

A NATO reconheceu que as suas tropas estiveram presentes hoje,numa reunião no Distrito de Garmsir,na província de Helmand,adiantando,porem ,que um franco-atirador rebelde teria alvejado a multidão,mas que não houve feridos,ou mais tiros disparados.

Somália: confrontos fazem 14 mortos


Na Somália, pelo menos 14 pessoas morreram no centro do país no terceiro dia consecutivo de confrontos entre grupos islâmicos rivais.

O grupo militante al-Shabab e a organização mais moderada Ahlu Sunna Wal-Jama confrontaram-se nas localidades de Wabho e Warhole obrigando centenas de pessoas a fugirem das suas casas.

Aqueles dois grupos estão a tentar alargar o seu controlo na Somália e criar um estado islâmico.

Presidente nigeriano quebra silêncio


O presidente da Nigéria Umaru Yaradua fez as suas primeiras declarações públicas desde Novembro passado quando deu entrada num hospital da Arábia Saudita.

Numa entrevista telefónica à BBC, Yaradua afirmou que estava a sentir-se melhor e que estava pronto a regressar á actividade.

Na entrevista Yaradua aparentava estar lúcido mas enfraquecido e não especificou quando é que vai regressar à Nigéria.

Segundo as autoridades nigerianas Yaradua foi internado devido a problemas cardíacos. O presidente nigeriano sofre igualmente de um problema renal.

Nigéria: rebeldes fazem 4 reféns

Na Nigéria, foram feitos reféns 4 funcionários que trabalhavam em instalações da empresa petrolífera Shell junto à cidade de Port Harcourt.

Os atacantes raptaram 3 britânicos e 1 colombiano quando se deslocavam para aquelas instalações. Segundo a polícia no incidente morreu um agente da polícia e um motorista ficou ferido.

Incidentes do género têm vindo a repetir-se desde o impasse nas conversações de paz entre o governo e os rebeldes da região petrolífera do Delta do Níger.






XS
SM
MD
LG