Links de Acesso

As Últimas de Washington



Afeganistão: Aumenta o optimismo, maior a oposição aos Talibã

Uma nova sondagem de opinião no Afeganistão indica que a maioria dos afegãos está agora optimista com o rumo que o país segue e com a liderança do presidente Hamid Karzai.

A sondagem patrocinada por meios de informação ocidentais indica que 70 por cento dos afegãos acredita que o país se encontra no caminho correcto, ou seja o índice mais elevado desde 2005.

Entretanto, a NATO indicava terem morrido seis militares estrangeiros num dos dias com maiores baixas de há vários meses.

Nigéria: Convulsão política

A Nigéria prepara-se para uma semana de intenso debate sobre o estado de saúde do presidente Yar´Adua que não é visto em público há quase 50 dias.

As autoridades locais indicam que os governadores estaduais vão debater a ausência do presidente num encontro de emergência a realizar na capital.

O parlamento vai abordar o mesmo tema na terça-feira, enquanto um tribunal federal realiza uma audiência para analisar as três acções judiciais que pretendem forçar a transferência do poder para o vice-presidente.

Pyongyang apela a conversações de paz

A Coreia do Norte solicitou conversações de paz com os Estados Unidos e o fim das sanções como condições para recomeçar as conversações a seis para a desnuclearização.

O ministério dos negócios estrangeiros norte coreano divulgou um comunicado referindo que o recomeço das conversações multi laterais dependem de um tratado de paz com os Estados Unidos.

A guerra da Coreia de 1950 a 1953 terminou numa trégua e não num acordo de paz.

Martinica e Guiana francesa rejeitam maior autonomia

Os eleitores da Martinica e da Guiana francesa rejeitaram uma proposta que daria aos governos locais mais autonomia da França.

Os resultados dos referendos de ontem, domingo, indicam que quase 79 por cento dos residentes na Martinica e quase 70 por cento dos habitantes da Guiana Francesa votaram contra uma maior autonomia.

Os proponentes de uma maior autonomia argumentavam que uma maior autonomia iria permitir aos territórios uma maior voz em questões chave como o desenvolvimento, a educação e o emprego.

Angola: Detidos dois suspeitos

Em Angola a polícia indicou ter detido dois indivíduos suspeitos da emboscada mortal da passada sexta feira contra a equipa nacional de futebol do Togo.

Os suspeitos foram apreendidos na província de Cabinda, na mesma área onde o autocarro de transportava a equipa togolesa foi emboscada.

As autoridades de Cabinda precisam que os dois suspeitos são membros do grupo separatista que reivindicou a responsabilidade pelo assalto.

Croácia elege social-democrata

O Presidente-eleito da Croácia, Ivo Josipovic, disse que deseja tornar o seu pais num modelo da democracia e dos direitos humanos, enquanto se encaminha para se tornar membro da União Europeia, ate 2012.

Josipov fez a declaração em Zagreb, pouco depois de terem sido confirmados os resultados da sua decisiva vitória presidencial, no domingo. A contagem dos votos atribuiu 60 por cento do sufrágio e a vitoria ao Partido Social Democrata, na oposição, confirmando a derrota de Milan Bandic, Presidente da Câmara Municipal de Zagreb.

Relacionados

XS
SM
MD
LG