Links de Acesso

As Últimas de Washington


Casa Branca Divulga Relatório Sobre Falhas de Segurança

A Casa Branca vai divulgar hoje um relatório desclassificado sobre a investigação às falhas de segurança relativamente à tentativa de um cidadão nigeriano de fazer explodir um avião comercial americano no dia de Natal em Detroit.

O conselheiro para a Segurança Nacional, o general James Jones, disse que os americanos sentirão um certo choque quando virem o que é que esteve errado, mas acresentou que o presidente Obama está empenhado em corrigir os problemas.

O presidente Obama deverá falar sobre o assunto numa mensagem ao país no final do dia.

Confrontos Tribais no Sudão

No sul do Sudão cerca de 139 pessoas foram mortas e 5000 cabeça de gado roubadas em confrontos entre as tribos rivais Nuer e Dinka.

Autoridades em Juba, no sul do Sudão, disseram só ter ficado hoje a saber dos confrontos tribais, que começaram no final da semana passada na remota área de Tonj.

Entretanto, uma coligação de grupos humanitários advertiu hoje que o Sudão poderá regressar brevemente à guerra civil se não houver uma acção efectiva da comunidade internacional para salvar o acordo de paz de 2005 que pôs termo a 21 anos de conflito.

A coligação acrescentou que a violência no sul do Sudão matou 2500 pessoas no ano passado e forçou 350 mil outras a deixarem as suas casas. O relatório diz que os números eclipsam os registados em Darfur durante o ano de 2009.

Al-Qaida Liga Atentado Bombista a Vingança

O chefe máximo da al-Qaida no Afeganistão disse que o atentado bombista suicida da semana passada que matou sete agentes da CIA foi uma vingança pelos três líderes militantes mortos por aviões não tripulados da CIA no Paquistão.

O xeque Mustafá Abu al-Yazid disse que o ataque foi uma retaliação pelas mortes do antigo líder taliban paquistanês, Baitullah Mehsud, assim como dos comandantes Abu Saleh al-Somali e Abdullah Saeed al-Liby.

Não se percebe no comunicado se a al-Qaida reinvindica a responsabilidade pelo atentado bombista suicida. Tanto a ala paquistanesa como a ala afegã do Taliban já reivindicaram a sua autoria.

Abdulmutallab Encontrou-se com Clérigo Radical Muçulmano

O governo do Iémen indicou que o cidadão nigeriano acusado de ter tentado fazer explodir um avião comercial americano no dia de Natal, encontrou-se no ano passado no Iémen com um clérigo muçulmano radical nascido nos Estados Unidos.

O vice-primeiro ministro iemenita para a Defesa e Segurança disse que Umar Farouk Abdulmutallab se encontrou com o clérigo Anwar al-Awlaki, apoiante da al-Qaida, na província meridional de Shabwa.

As autoridades americanos disseram que Awlaki tinho tido laços com o médico psiquiatra militar americano, o major Nidal Hasan, que matou 13 pessoas numa base militar americana em Novembro no estado do Texas.

Atentado Contra Egípcios Cristãos

Egípcios cristãos efectuaram uma manifestação violenta no sul do Egipto depois de terem sido mortos seis cristãos que celebravam o Natal Copta.

No ataque de quarta-feira, vários homens armados dispararam contra cristãos coptas que saíam de uma igreja na província de Qena depois de terem assistido à missa do galo. O ataque na cidade de Nag Hamadi matou também um polícia egípcio e feriu vários outros fiéis.

Os residentes cristãos coptas na cidade desceram às ruas para protestar contra os disparos tendo a polícia disparado gás lacrimogéneo para dispersar a multidão.

Os cristãos coptas são aderentes de um ramo egípcio da Cristandade que celebra o dia de Natal no dia 7 de Janeiro. Constituem 10 por cento da população do Egipto, a maioria do qual é muçulmana.

Atentados Bombistas no Iraque

No Iraque várias bombas explodiram no oeste e leste do país, matando pelo menos oito pessoas e ferindo várias outras.

No pior ataque de hoje, rebeldes explodiram bombas nas casas de quatro polícias iraquianos na cidade de Hit, na província de Anbar, matando sete pessoas, incluindo familiares dos polícias.

Militantes da al-Qaida utilizaram Anbar como uma base após a invasão do Iraque em 2003. Tribos sunitas locais viraram-se contra a al-Qaida em 2006 e ajudaram as forças americanas e iraquianas a expulsar muitos dos militantes, tendo desde então a violência naquela província baixado drasticamente.

Relacionados

XS
SM
MD
LG