Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON


Os Estados Unidos e a Grã-Bretanha encerraram as suas embaixadas no Iémen devido a ameaças terroristas.

O vice conselheiro de segurança nacional americanos para questões de terrorismo John Brennan disse que embaixada americano foi encerrada devido a informações de que a al-Qaida está a planear levar a cabo um ataque em Sana´a possivelmente contra um edifício de uma missão diplomática

Numa outro desenvolvimento a Grã-Bretanha concordou com os Estados Unidos em financiar uma unidade contra-terrorista da polícia como parte de novos esforços para se combater a ameaça terrorista desse país na sequência da tentativa de ataque bombista contra um avião civil americano.

O primeiro-ministro britânico Gordon Brown emitiu uma declaração no Sábado afirmando que a Grã-Bretanha e os Estados Unidos vão também cooperar em apoiar a guarda costeira do Iémen.

O cidadão nigeriano preso por tentar fazer explodir um avião de passageiros americanos no dia de Natal disse ter sido treinado pela al-Qaida no Iémen.

No Sábado o General americano David Petraeus discutiu a situação de segurança no Iémen com o presidente Ali Abdullah Saleh.

Eritreia Noticias Confrontos com Etiópia

A Eritreia disse que as suas forças mataram 10 soldados etíopes durante confrontos numa cidade fronteiriça.

O ministério de informação eritreu disse soldados do partido TPLF levaram a cabo vários ataques contra a cidade de Zalambesa no passado dia 1 de Janeiro. A eritreia diz que os ataques foram repelidos e que 10 soldados inimigos foram mortos e dois capturados.

A TPLF é a principal organização no governo de coligação da Etiópia.

A agência de notícias Reuters citou uma entidade oficial etíope como tendo dito que a Eritreia está a tentar desviar a atenção de uma crise interna.

Dois grupos rebeldes eritreus disseram ter morto 25 soldados governamentais em ataques a dois acampamentos militares.

A Eritreia não reagiu a estas reivindicações.

Grupos Islâmicos Confrontam-se na Somália

Na Somália aumentou para pelo menos 30 o número de mortos numa batalha entre dois grupos islâmicos no centro do país.

O grupo rebelde al-Shabab atacou a cidade de Dhusamareb no Sábado, cidade essa que estava controlada pelo grupo Ahlu-Sunna Wal-Jamaa que apoia o governo somali.

A Al-Shabab disse Sábado controlar a cidade mas a Ahlu-Sunna disse que derrotou o ataque infligindo pesadas baixas à Al-Shabab.

Notícias provenientes da cidade no Sábado dizem que pelo menos 30 pessoas foram mortas e dezenas de outras feridas.

Líder Rebelde Ugandês Morto

No Uganda as autoridades militares disseram que tropas governamentais mataram um dos principais comandantes do Exército de Resistência do Senhor.

Oficiais disseram que o General Bok Abudema foi morto Sexta-feira durante uma operação levada a cabo no sudeste da República Centro Africana, perto da cidade de Djema.

Pensa-se que Abudema ocupava a posição de vice comandante interino logo abaixo do dirigente da organização Joseph Kony.

Um porta-voz do exército ugandês, o Tenente-coronel Felix Kulayigye descreveu a morte de Abudema como "um presente de ano novo para o Uganda".

Forças ugandesas têm estado envolvidas em operações contra combatentes rebeldes através de vários países da África Central com autorização desses governos

Paquistão: Avião Não-Tripulado Lança Ataque

Entidades dos serviços secretos paquistaneses disseram que pelo menos duas pessoas foram mortas numa zona controlada pelos Taliban na região tribal do Waziristão do norte no que se suspeita ter sido um ataque levado a cabo por um avião não tripulado.

Essas fontes disseram que os mísseis atingiram uma casa perto da cidade de Miran Sha.

O Waziristão do Norte faz fronteira com a província de Khost no Afeganistão onde na semana passada um bombista suicida matou sete agentes da CIA numa base que se pensa estar a coordenar os ataques com aviões não tripulados.

No Paquistão a polícia disse que um antigo ministro num governo provincial e pelo menos duas outras pessoas foram mortas na explosão de uma bomba numa estrada na região noroeste do país.

Entidades oficiais disseram que a bomba atingiu o carro em que viajava Ghanni-ur Rehman. A polícia disse que o seu condutor e o seu guarda-costas também foram mortos no ataque que ocorreu no distrito de Hanguna província da Fronteira do Noroeste.

Afeganistão: Presidente Vai Submeter Novas Nomeações para o Governo

O porta-voz do presidente do Afeganistão Hamid Karzai disse que este não esta satisfeito com o facto de o parlamento ter rejeitado 70 por cento das suas nomeações para postos ministeriais.

Waheed Omar disse a uma conferência de imprensa no Domingo que embora a decisão não seja muito agradável para o governo o presidente Karzai dá valor à constituição pelo que vai submeter uma nova lista de nomeações.

Os legisladores afegãos rejeitaram 17 das 24 nomeações. O parlamento rejeitou essas nomeações por não terem qualificações, serem corruptos ou estarem ligados a senhores da guerra.

O director da missão da ONU no Afeganistão avisou que as rejeições vão prolongar o estabelecimento de um governo funcional.

Hamas Cita Progresso na Reconciliação com a Fatah

O líder do grupo islâmico palestiniano Hamas, Khaled Mashaal disse que a sua organização está a alcançar grandes avanços nos esforços de reconciliação com a al Fatah.

Mashaal falava na Arábia Saudita depois de uma reunião com o ministro dos negócios estrangeiros saudita o príncipe Saud al~Faisal.

A al fatah do presidente palestiniano Mahmoud Abbas controla parte da margem ocidental do rio Jordão enquanto o Hamas controla a faixa de Gaza.

Tajiquistão: Tremor de Terra Destrói Milhares de Casas

No Tajiquistão entidades oficiais disseram que 20.000 pessoas perderam as suas casas num tremor de terra. Não há notícias de mortes.

Entidades oficiais afirmam que os prejuízos rondam um milhão e meio de dólares.

As aldeias mais duramente atingidas estão situadas a cerca de 400 kilometros a sudeste da capital Dushanbe.

XS
SM
MD
LG