Links de Acesso

Últimas de Washington



A polícia paquistanesa anunciou a morte de pelo menos 50 pessoas e ferimentos em dezenas de outras num atentado com um carro armadilhado ocorrido durante um jogo de voleibol.

A explosão registou-se na sexta-feira na cidade de Lakki Marwat próxima das regiões do Waziristão do Norte e do Sul, onde têm recrudescido nos últimos tempos atentados perpetrados por milícias talibãs.

Num outro desenvolvimento, as autoridades paquistanesas indicaram que pelo menos três talibãs foram mortos num ataque de míssil lançado através de um avião americano não pilotado no Waziristão do Norte, perto da fronteira com o Afeganistão.

India e Paquistão trocam informações nucleares


A Índia e o Paquistão trocaram listas sobre as suas instalações nucleares respectivas, como parte de um acordo que proíbe os dois rivais de atacarem bases nucleares inimigas.

Os dois países têm trocado rotineiramente tais listas desde 1992 com base num acordo assinado em 1988.

Os ministérios das Relações Exteriores da Índia, e dos Negócios Estrangeiros do Paquistão confirmaram que a troca deste ano teve lugar em simultâneo através de Altas Comissões indianas e paquistanesas em Nova Dehli e em Islamabad.

Os dois países travaram três guerras desde a divisão que levou a independência do Paquistão em 1947, e ambos realizaram testes de armas nucleares em 1998.

Irão: líder da oposição afirma que não teme a morte


O líder da oposição ao regime iraniano, Mir Hossein Moussavi afirmou hoje não ter medo de morrer no combate a favor de reformas políticas, e que as repressões não levarão ao fim de manifestações de rua.

Num comunicado publicado na página de internet da oposição, Moussavi disse que o Irão atravessa uma grave crise.

O líder da oposição iraniana sublinhou ainda que a situação não irá melhorar com a detenção ou a morte dos líderes da oposição. Moussavi apelou igualmente ao governo para adoptar um plano de cinco pontos, que inclui a libertação de prisioneiros políticos e o estabelecimento de novas e transparentes leis eleitorais.

Rebeldes somalis vão apoiar al Qaida no Iémen

O grupo de milícias Somali al-Shabab indicou que vai enviar combatentes seus para o Iémen com vista a apoiar os militantes da al-Qaida.

Um alto oficial da al-Shabab disse que o grupo iria "atravessar o mar" para apoiar os militantes que têm vindo a lutar contra as forças do governo iemenita.

O Sheikh Mukhtar Robow Abu Mansour apelou aos muçulmanos de outros países a juntarem-se a luta.

Enquanto isso, o general americano David Petraeus revelou hoje que os terroristas baseados no Iémen apoiaram na preparação do fracassado atentado terrorista contra os Estados Unidos no dia do Natal.

O chefe do Comando Central das Forças Americanas disse a jornalistas em Bagdade que o Iémen e os Estados Unidos têm vindo a partilhar informações sobre al-Qaida no Iémen, incluindo as acções que resultaram no fracassado ataque contra um avião americano na semana passada.

David Petraeus disse ainda que o Iémen tem levado a cabo importantes operações contra a al-Qaida, tendo algumas delas impedido uma série de atentados suicidas.

Afeganistão: atentado teve por alvo centro de operações da CIA

Notícias referem que o atentado suicida desta semana contra uma base americana no Afeganistão visou atingir o centro das operações da CIA naquela região.

Antigos agentes dos serviços secretos americanos, em declarações à imprensa, referem que o ataque contra a base militar de Khost visou afectar um dos principais centros de recolha de informações dos serviços secretos americanos junto à fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão que supervisionava operações para assassinar líderes militantes, geralmente com a utilização de aviões telecomandados.

O bombista suicida era aparentemente um oficial do exército afegão que teria sido aliciado pela CIA para ser seu informador.

Na sequência do atentado morreram sete agentes da CIA e seis outros ficaram feridos.

Presidente do Chade faz apelo aos rebeldes

O presidente do Chade Idriss Deby, começou o novo ano com um apelo aos rebeldes para que deponham as suas armas.

No passado, Deby fez apelos semelhantes aos rebeldes que vem tentando afastá-lo do poder desde há vários anos. Em 2008 quase conseguiram alcançar os seus objectivos quando atacaram a capital chadiana.

Idriss Deby afirmou igualmente na sua mensagem de ano novo que o Chade está empenhado na paz e que por essa razão tinha decidido recomeçar as conversações de paz com o Sudão.

Nigéria: vice-presidente garante que Yaradua continua capaz de governar


Na Nigéria, o vice-presidente, Goodluck Jonathan, proferiu o tradicional discurso presidencial de Ano Novo.

Na ocasião Jonathan garantiu que o presidente Umaru Yaradua continua à frente da nação apesar dos seus problemas de saúde.

Yaradua encontra-se na Arábia Saudita desde há cinco semanas para receber tratamento a um problema cardíaco.

Yaradua ausentou-se do país sem ter transferido formalmente o poder para o vice-presidente levantando questões acerca da legalidade das decisões do governo durante a sua estadia no estrangeiro.




XS
SM
MD
LG