Links de Acesso

As Últimas de Washington


Manifestantes Mortos em Teerão

A polícia iraniana matou hoje quatro oposicionistas que participavam em manifestações de massa em Teerão, mas agentes policiais negam que os manifestantes tenham sido mortos em confrontos com forças de segurança.

Fontes da oposição disseram que a polícia abriu fogo quando milhares de reformistas manifestavam-se nas ruas de Teerão, desafiando as advertências do governo.

A informação não pôde ser verificada independentemente já que o Irão proibiu a imprensa estrangeira de reportar directamente manifestações.

Bombas Matam Peregrinos no Iraque

Funcionários iraquianos informaram que bombas explodiram por entre peregrinos xiitas que celebravam o feriado islâmico do Ashura, matando pelo menos seis pessoas e ferindo mais de 30 outras.

As explosões ocorreram na cidade nortenha iraquiana de Tuz Khormato, a cerca de 180 quilómetros a norte de Bagdade, onde também explodiu uma bomba no distrito de Mansour atingindo um mini-autocarro que transportava peregrinos xiitas. Um peregrino morreu e vários outros ficaram feridos.

O antigo líder iraquiano, Saddam Husseisn, um sunita, limitou severamente as celebrações do Ashura, que se prolongam por 10 dias. Desde a sua queda em 2003, o Ashura tornou-se numa manifestação de força para a maioria xiita do Iraque.

Nigeriano Acusado de Atentado Bombista Aéreo

A justiça americana acusou o nigeriano Umar Faruk Abdul Mutallab, de 23 anos, de tentativa para fazer explodir um avião das linhas aéreas americanas Delta quando se aproximava do aeroporto de Detroit, nos Estados Unidos, proveniente da cidade holandesa de Amesterdão.

Uma análise preliminar efectuada pelo FBI ao pequeno engenho utilizado por Mutallab diz que continha um explosivo chamado PETN. Em vez de explodir, o engenho incendiou as calças de Mutallab e uma das paredes do avião.

Funcionários americanos disseram que Mutallab lhes disse que tinha recebido treino para o ataque de operacionais da al-Qaida no Iémen.

Piratas Somalis Libertam Navio Chinês

Piratas somalis informaram que vão libertar um navio de carga chinês apresado há dois meses muito ao largo da costa da Somália.

Os piratas disseram ter chegado a acordo para receber um resgate de perto de quatro milhões de dólares e que libertarão o cargueiro "De Xin Hai" e os seus 25 tripulantes dentro de algumas horas.

O cargueiro chinês foi apresado em meados de Outubro no Oceano Índico, a cerca de 500 milhas náuticas a nordeste das Ilhas Seychelles e a cerca de 750 milhas náuticas ao largo da costa leste da Somália.

Atentado Bombista no Líbano

A explosão de uma bomba no sul de Beirute matou três pessoas, incluindo pelo menos dois membros do grupo militante palestiniano Hamas.

Um porta-voz do Hamas na capital do Líbano confirmou que dois membros do seu grupo estão entre as vítimas mortais da explosão ocorrida no sábado à noite, tendo acrescentado não ser ainda clara a causa da explosão.

A explosão ocorreu perto de um escritório de um destacado membro do Hamas,Ali Baraka, numa área de Beirute controlada pelo grupo militante libanês Hezbollah.

Papa Visita Sopa dos Pobres

O Papa Bento XVI almoçou hoje em Roma num local de distribuição de sopa aos pobres, na sua primeira deslocação foram do Vaticano desde que foi derrubado por uma mulher na Basílica de São Pedro, na véspera do Natal.

O Papa esteve rodeado de fortes medidas de segurança durante a sua visita à sopa dos pobres da Comunidade de Santo Egídio, mas notícias indicam que parecia descontraído, saudando crianças e sorrindo para a multidão.

Um porta-voz do Vaticano disse que a atacante do Papa, a suissa-italiana Susanna Maiolo, de 25 anos, é psicologicamente instável, tendo sido levado para um hospital. O porta-voz acrescentou que a mesma mulher tentou alcançar Bento XVI durante a Missa do Galo no ano passado, tendo na altura sido impedida pela segurança do Pontíficie.

Relacionados

XS
SM
MD
LG