Links de Acesso

Bacai Sanhá Teve Alta de Hospital Francês


Ladeado por alguns dos seus conselheiros, o presidente da Guiné- Bissau, Malam Bacai Sanhá, convocou no fim-de-semana, os media em Paris, França, para uma conferência de imprensa, na qual abordou o seu actual estado de saúde e algumas questões candentes da actualidade regional africana e mundial.

Na conversa com os jornalistas, o chefe de estado guineense anunciou para breve, o seu regresso a Bissau.

Malam Bacai Sanhá,cujo estado de saúde suscitou preocupações nas últimas duas semanas e que forçaram a sua evacuação, numa primeira fase, para o Senegal e, dias depois, para o hospital militar de Vale de Grace, em Franca, falou à imprensa para, acima de tudo, tentar desdramatizar o seu estado de saúde.

Relativamente ao problema de saúde que forçou a sua evacuação para receber tratamento médico, o chefe de Estado guineense foi, no entanto, evasivo. Malam Bacai Sanha que anunciou e para os próximos dias o, seu regresso a Bissau, com escala nas Ilhas Canárias, para um curto repouso médico.

Exprimiu, na oportunidade, a sua satisfação pelos esforços internos, no sentido da consolidação da estabilidade e da paz na Guiné Bissau, reconheceu que, apesar de lenta, a preconizada reforma do sector da defesa e de segurança do seu país, está já a produzir os efeitos desejados e enalteceu sobretudo a frente comum contra o narcotráfico.

No que tange as questões candentes da actualidade mundial e regional, o líder guineense começou por abordar a recente conferência das Nações Unidas sobre as alterações climáticas, de Copenhaga, Dinamarca, evento que considerou para já , de um autentico fiasco.

A situação regional africana, nomeadamente a crise político-militar na vizinha Guiné Conackry, também mereceu, em Paris, considerações do chefe de Estado guineense.

Ouça as declarações do Presidente Malam Bacai Sanha feitas à imprensa portuguesa em Paris. Declarações essas obtidas para a VOA pelo jornalista Rui Neumann

XS
SM
MD
LG