Links de Acesso

Clima: Países Africanos Apresentam Exigências Financeiras


Na conferencia sobre o clima em Copenhaga os países africanos reduziram o montante que dizem necessário para fazerem face ás mudanças climatéricas.

O primeiro ministro da Etiópia Melez Zenawi falou á conferência em nome dos países africanos.

Falando sobre a questão de financiamento – um dos principais obstáculos a superar na conferencia sobre o clima – Zenawi deu a conhecer as exigências dos países africanos afirmando apoiar o estabelecimento de um fundo inicial de 10 mil milhões de dólares por ano para os anos entre 2010 e 2012.

Zenawi disse contudo que muitos mais fundos vão ser necessários.

"O financiamento para a adaptação e mitigação deverá começar em 2013 a subir para atingir os 50 mil milhões de dólares por ano até 2015 e 100 mil milhões dólares por ano até 2020," disse o dirigente etíope.

A conferencia de Copenhaga sobre o clima está centrada em duas questões. Primeiro qual a redução na emissão de gás e segundo quanto dinheiro irá para os países pobres para os ajudar a fazer face às mudanças climatéricas.

Até agora as nações africanas tinham exigido o dobro dos 100 mil milhões que apresentaram para o período entre 2015 e 2020.

Barry Coates um dos directores executivos da organização Oxfam disse que os africanos reduziram as suas exigências para assegurar que haverá um acordo. Mas Coates disse que a quantia agora apresentada não será suficiente para ajudar as nações mais vulneráveis a fazer face ás mudanças do clima.

"Penso que há uma tentativa para se chegar a um acordo. É desapontador que isso signifique que não haverá o financiamento que é preciso particularmente para os países vulneráveis", disse

Este dirigente da Oxfam disse que há ainda que estabelecer mecanismos para assegurar que os fundos são especificamente usados para adaptação

às mudanças climatéricas.

"O financiamento para as mudanças climatéricas é para acrescentar à ajuda que já existe", disse ele. "Não deve haver mudança de dinheiro de um bolso para outro", acrescentou.

Relacionados

XS
SM
MD
LG