Links de Acesso

Colapso da Guiné-Conackry Poderá Afectar Países Vizinhos


Mediadores internacionais disseram que a insegurança na Guiné Conackry poderá destabilizar os seus vizinhos, incluindo países que recentemente estiveram em guerra como a Libéria e a Serra Leoa. Essa é uma das razões porque esses diplomatas querem que seja enviada uma força internacional para a Guiné Conackry

Diplomatas do Grupos de Contacto Internacional para a Guine estão a pressionar para que seja enviada uma força de ordem e segurança para conter a crise política antes desta se alastrar para além das fronteiras.

O Secretário-geral da Comunidade Económica dos Países da África Ocidental, Mohamed Ibn Chambas disse que a Guiné atravessa uma situação potencialmente explosiva que pode destruir os esforços regionais para se consolidar a paz na Libéria, Serra Leoa, Guine Bissau e Costa do Marfim.

Face às perspectivas do alastramento da violência entidades de organizações humanitárias estão a preparar um plano de contingência para alimentar mais de 500.000 civis na Guiné Conackry e em seis dos seus vizinhos caso a crise política se deteriorar.

Thomas Yanga director de operações na África ocidental do Programa Alimentar Mundial afirmou que "asituação de segurança permanece muito instável"

" A deterioração da situação pode levar à movimentação de populações o que pode potencialmente afectar a sub-região", acrescentou.

Por seu turno o líder da missão de observação para direitos humanos na Guiné Conackry Aliou Barry afirmou que a livre circulação de armas na região significa que a instabilidade se alastra mais rapidamente.

Disse Barry que a Guiné tem todos os ingredientes para caír numa situação tipo Somália de insegurança total. "Como disse o presidente da Serra Leoa se a Guiné está instável a Serra Leoa será arrastada para o conflit, disse Barry que acrescentou que se nada for feito na Guiné o país irá cair e com ele toda a região.

Esta é uma das razões porque o Grupo de Contacto Internacional apelou a uma intervenção externa na Guine. Há um precedente nos casos da Serra Leoa, Libéria e Costa do Marfim embora em todos esses casos houvesse facções militares rivais a separar.

As autoridades militares na Guiné Conackry já rejeitaram o conceito de uma força de intervenção e disseram que isso não é negociável. O porta -voz da junta militar disse que o envio de qualquer força militar para a Guiné Conackry seria considerado um ataque á autoridade do estado e á integridade territorial do pais.

XS
SM
MD
LG