Links de Acesso

Jornalistas Presos em Cabinda Já Foram Soltos


O jornalista francês Benoit Faucon e o correspondente da Voz da América (VOA) em Cabinda, José Manuel, foram detidos domingo cerca de cinco horas.

A detenção, ocorreu depois de Benoit Faucon, do Dow Jones Newswire, de Londres, ter feito uma fotografia ao estádio de Cabinda, onde vão realizar-se os jogos de um dos grupos do Campeonato Africano das Nações (CAN 2010) em futebol, que vai ter lugar em Angola entre 10 e 31 de Janeiro.

O correspondente da VOA em Cabinda é um dos jornalistas independentes mais activos nesta província e disse–nos que durante o breve período de detenção lhe foi várias mencionado o seu trabalho para a estacao emissora norte-americana. Ouça as declaraçôes de José Manuel em conversa com Nelson Herbert.

Fontes governamentais disseram entretanto que as prisões tinham sido um engano.

Enquanto isso, para Marcos Mavungo activista dos direitos humanos e vice presidente da extinta Mpalabanda, o sucedido com os dois jornalistas, reflecte em certa medida a situação de repressão policial em Cabinda , que se agravou nos últimos tempos com o aproximar do campeonato de África das Nações, em Futebol. Ouç as declarações de Marcos Mavungo.

XS
SM
MD
LG