Links de Acesso

As Últimas de Washington


Novas sanções contra o Irão?

O secretário da Defesa dos Estados Unidos Robert Gates revelou esperar que sejam impostas novas e mais severas sanções ao Irão por causa do seu programa nuclear.

Falando no Iraque às tropas norte americanas, Gates afirmou que a forma de evitar um Irão com armas nucleares é impor um conjunto de incentivos e de sanções.

O secretário da defesa dos Estados Unidos precisou que a adopção de sanções será necessária a menos que os dirigentes iranianos mudem de curso e cumpram os acordos alcançados em Outubro.

Robert Gates insta com árabes e curdos iraquianos para que resolvam diferenças

O secretário da Defesa dos Estados Unidos Robert Gates avistou-se em separado com o primeiro-ministro iraquiano e o presidente da região do Curdistão, antes de deixar o Iraque.

Entidades americanas que participaram nos encontros referiram que Gates apelou àqueles responsáveis iraquianos para que assegurem que o novo parlamento forme atempadamente um governo abrangente após os sufrágios de 7 de Março próximo.

Robert Gates discutiu problemas de segurança com o primeiro-ministro al-Maliki, tendo mais tarde e num encontro com as tropas americanas sublinhado que a força aérea americana irá continuar a ter um papel a desempenhar no Iraque para além de 2011.

Turquia: Tribunal ilegaliza principal partido curdo

O Tribunal Constitucional turco ilegalizou o principal partido curdo, por alegadamente manter laços com os rebeldes separatistas, e ter-se tornado centro de actividade contra o Estado.

O partido da Sociedade Democrática detém 21 assentos no parlamento turco de 550 lugares.

A decisão pode vir a complicar as iniciativas do governo turco no sentido da reconciliação com a minoria curda do país.

Cisjordânia: Ataque contra uma mesquita

Vândalos atacaram uma mesquita localizada na Margem Ocidental ocupada por Israel, deixando inscrições nas paredes em hebreu o que sugere ter sido um trabalho de colonos judaicos.

Os assaltantes queimaram um tapete de orações e livros na mesquita situada na ladeia de Yasuf e deixaram mensagens alertando como sendo uma retribuição.

Colonos judaicos extremistas protestam contra a decisão do governo israelita de restringir temporariamente novas construções nos aldeamentos da Cisjordânia, tendo repetidamente atacado palestinianos.

Terrorista da al-Qaida morto por míssil

Um destacado dirigente da rede terrorista al Kaida foi morto por um míssil americano no noroeste do Paquistão.

Entidades oficiais americanas não identificaram o dirigente mas salientaram que não se tratava do líder da al Kaida Osama Bin Laden.

Por outro lado, as autoridades militares paquistanesas afirmaram que pelo menos 17 militantes talibãs morreram nos últimos dias durante a ofensiva governamental nas regiões tribais paquistanesas na fronteira com o Afeganistão.

Zanu PF em auto destruição

O presidente do Zimbabué Robert Mugabe afirmou que o seu partido, a ZNU PF, está a auto destruir-se com as lutas internas.

O dirigente de 85 anos de idade lançou um alerta contra as divisões no seio do partido, durante o congresso em que participam mais de cinco mil delegados.

Mugabe acentuou que as lutas internas custaram o ano passado à ZANU PF a maioria parlamentar e motivaram a oposição.

Após o disputado sufrágio de 2008, o presidente Mugabe foi forçado a partilhar o poder com o primeiro-ministro Morgan Tsvangirai, o líder do partido da oposição Movimento para a Mudança Democrática.

Desde a formação em Fevereiro do governo de unidade, muitos elementos da ZANU PF perderam cargos lucrativos que tinham no governo.

Uganda elimina circuncisão feminina

O parlamento do Uganda decidiu eliminar a circuncisão feminina. A medida foi aprovada por unanimidade e aguarda agora a ratificação pelo presidente ugandês.

De acordo com a nova lei a circuncisão é passível de uma pena de até 10 anos de prisão. Se a mutilação sexual provocar outros problemas de saúde tais como a infecção pelo vírus da Sida a pena pode elevar-se a prisão perpétua.

A prática da circuncisão no Uganda não é generalizada, mas continua a verificar-se na região nordeste do país.

XS
SM
MD
LG