Os países da América Latina constituem, por assim dizer, o quintal dos Estados Unidos. Apesar disso sentem-se abandonados pelo governo americano. Washington sempre concentrou as suas atenções no Médio Oriente. As últimas administrações não foram diferentes, como a do presidente Bush.
Além de narcotráfico e da crise hondurenha as potências mundiais têm outras razões para se interessarem pela região. Nos últimos anos a região tem aumentado a sua influência pelo mundo.
Agora pela primeira vez a América Latina tem um país, o Brasil, que luta para liderar a região e representá-la nos contactos com o resto do mundo. Nos próximos anos a América Latina pode-se tornar cada vez mais importante nas agendas não apenas dos Estados Unidos como também nas agendas políticas e económicas globais.
O professor Luis Fernando Ayerbe é o coordenador do Instituto de Estudos Económicos e Internacionais da Universidade Estadual Paulista ou UNESP. Em conversa com Matt Costa da Voz da América ele explica as relações de Washington com a América Latina.