Links de Acesso

Rebeldes Ugandeses Provocam Escassez de Alimentos


Ataques por parte de rebeldes ugandeses na Republica Centro Africana estão a provocar escassez de alimentos uma vez que os agricultores locais estão abandonar os campos.

Após as tropas os terem feito sair do Uganda e estarem a persegui-los na Republica Centro Africana as forças do governo ugandês estão agora a combater o movimento rebelde Exercito da Resistência do Senhor.

Estes rebeldes efectuam por vezes emboscadas na estrada ao longo da fronteira sul com o Congo, embora passem a maior parte do tempo assaltando aldeias na busca de suprimentos e alimentos.

Esta situação provoca a fuga da população local.

"As populações já não conseguem tratar das culturas. Encontram-se nas matas em fuga ao Exército de Libertação do Senhor. Não sabem quando vão ter a possibilidade de regressar às suas lavras. "

Sitta Kai-Kai que dirige as operações do PAM na Republica Centro Africana sustenta que as províncias do sudeste são tradicionalmente as mais seguras no domínio alimentar.

No entanto com a incursão rebelde, o PAM está agora a fornecer alimentos a mais de dois mil de civis deslocados da aldeia de Zemio, situada a mil quilómetros da capital a cidade de Bangui.

"Isto complicou a situação não apenas para a população local, como ainda para o governo e para todos nós. Até este ano em curso, não pensávamos que teríamos de alimentar estas pessoas. "

Devido ao facto de as tropas do governo estarem a combater uma revolta ao longo da fronteira norte com o Chade, Kai-Kai sublinha que as colunas humanitárias no sudeste estão limitadas no que diz respeito ao número de soldados que as podem proteger.

Enquanto as tropas ugandesas estão activas na resposta às emboscadas rebeldes, não podem evitar que as aldeias locais sejam assaltadas por rebeldes esfomeados.

"Encontram-se com fome, chegam e pilham voltando depois à mata. A população local, ignorando onde eles se encontram, vive com medo. "

O Exército da Resistência do Senhor teve inicio em 1987 no norte do Uganda e no sul do Sudão, sendo acusado de violação dos direitos humanos, incluindo assassinato, rapto, escravatura sexual e utilização de crianças como soldados.

Relacionados

XS
SM
MD
LG