Links de Acesso

As Últimas de Washington


O Secretário Americano da Defesa, Robert Gates, afirma que um falhanço da iniciativa militar internacional no Afeganistão iria significar que os talibans iriam assumir o controlo da maior parte do país.

Robert Gates disse, perante a Comissão do Senado para as Forças Armadas, que as áreas governadas pelos talibans poderão voltar a transformar-se em santuários para a al-Qaida e em plataformas para grupos militantes actualmente baseados no Paquistão.

Gates adiantou que o êxito dos extremistas iria fortalecer a al Qaida e que proporcionaria novas oportunidades para recrutamento, angariação de dinheiro e para lançar sofisticadas operações por parte daquela rede terrorista.

Ontem, o presidente Barack Obama anunciou planos para enviar mais 30 mil soldados americanos para o Afeganistão para ajudar a transferir as operações de segurança para as tropas afegãs. Obama anunciou que a retirada militar americana irá começar em Julho de 2011.

Plano Obama: Apoio da NATO e ONU

O secretário-geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, afirmou que os países da Aliança Atlântica apoiam a nova estratégia do presidente Barack Obama para o Afeganistão, adiantando que aquela organização irá enviar, pelo menos, cinco mil soldados adicionais para o Afeganistão.

Por seu lado, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que a decisão do presidente Obama de reforçar a presença militar americana no Afeganistão é uma estratégia difícil, mas necessária.

Nigéria: Políticos Pede Demissão do Presidente

Jornais nigerianos publicaram uma carta aberta assinada por cerca de 50 figuras da vida política, apelando ao presidente Umaru Yaradua para que se demita ou prove que está em condições de saúde para governar.

O debate público acerca do líder nigeriano tem vindo a aumentar desde que foi levado para o hospital, em Jeddah, na Arábia Saudita, há nove dias atrás.

Fontes governamentais afirmam que Yaradua está a ser tratado de um caso de pericardite aguda, uma inflamação da membrana do coração, muito embora o presidente nigeriano sofra de uma doença crónica dos rins.

Na carta aberta agora vinda a público, publicada nesta quarta-feira, afirma-se que a condição física do presidente nigeriano tem tido um impacto negativo na sua capacidade de desempenhar as suas funções.

SWAPO: À Frente nas Eleições

Os resultados preliminares das eleições da semana passada na Namíbia mostram o partido no poder, a SWAPO, em posição de obter uma vitória esmagadora.

Representantes da Comissão Eleitoral afirmam que estão contados um terço dos votos e que a SWAPO recebeu mais de 70 por cento das intenções de voto. O Partido para a Democracia e Progresso, na oposição, está em segundo lugar com cerca de nove por cento dos votos.

Os partidos da oposição têm posto em causa a legitimidade destas eleições.

Reféns Espanhóis na Mauritânia

A Espanha afirma que as autoridades da Mauritânia estão a fazer tudo o que está ao seu alcance para salvarem três cidadãos espanhóis que trabalhavam para uma organização humanitária e que foram raptados, no domingo, naquele país africano.

Duas agências noticiosas citam fontes mauritanianas não especificadas afirmando que os reféns - dois homens e uma mulher - terão sido levados para o vizinho Mali.

As forças de segurança da Mauritânia lançaram uma operação de busca.

Motim na Serra Leoa

Autoridades prisionais da Serra Leoa afirmam que centenas de presos se amotinaram na principal prisão do país, Freetown.

Pelo menos seis guardas receberam cuidados médicos depois de terem sido anavalhados por prisioneiros, durante os incidentes ocorridos na terça-feira. Quatro detidos sofreram fracturas ósseas e cortes profundos.

Foi o quarto incidente do género nos últimos anos naquele estabelecimento prisional, que se encontra superlotado.

Paquistão: Atentado Suicida

A polícia paquistanesa anunciou que um bombista suicida se matou quando activou uma bomba em frente à sede da marinha, em Islamabad, esta quarta-feira, matando um guarda e ferindo três outros.

Fontes oficiais afirmam que o atacante se dirigiu a um dos postos de controlo, junto à entrada daquele edifício fortemente guardado, e fez accionar uma bomba que transportava consigo.

Irão Liberta Britânicos

As autoridades iranianas libertaram cinco cidadãos britânicos que tinham sido presos, na semana passada, a bordo de um iate que navegava no Golfo Pérsico.

Um comunicado dos Guardas Revolucionários do Irão afirmam, depois de terem investigado a situação, chegaram à conclusão de que o iate entrou em águas territoriais iranianas por engano.

O ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, David Miliband, confirmou a libertação daqueles cinco indivíduos.

XS
SM
MD
LG