Links de Acesso

Namíbia: Eleições Decorreram com Normalidade


Na Namíbia, decorreram dentro da normalidade as eleições presidenciais e parlamentares. Ao que tudo indica, a vitória irá pertencer ao actual presidente Phoamba e ao seu partido, a SWAPO, não obstante o desafio que lhes é feito pelo novo Partido para a Democracia e para O Progresso, formado há dois anos pelo antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, Hidipo Hamutenya. Outros 11 candidatos presidenciais apresentaram-se a estas eleições perante um eleitorado de um milhão de namibianos.

As autoridades eleitorais namibianas afirmam que este segundo dia de votação decorreu de forma relativamente calma, muito embora as filas de espera fossem longas, desde o princípio da manhã de sábado nas zonas mais povoadas do país.

O director da Comissão Nacional de Eleições da Namíbia, Moses Ndjarakana, disse a jornalistas, na sexta-feira à noite, que a votação estava a decorrer calmamente: "Mais de 90 por cento, ou mais, das três mil assembleias de voto, fixas e móveis, abriram a tempo e não se registaram quaisquer problemas logísticos digno de nota. E estou particularmente satisfeito pelo facto de não terem sido observados quaisquer actos de violência desde a abertura das urnas".

Ndjaarakana observou, no entanto, que dois funcionários de assembleias de voto foram detidos, quando a votação começou, na sexta-feira, por terem sido surpreendidos a abrir caixas contendo o que definiu com "material sensível".

O director da Comissão Eleitoral da Namíbia acrescentou que algumas assembleias de votos tiveram algumas dificuldades em operar o equipamento electrónico e que alguns representantes partidários se apresentaram sem a identificação apropriada.

Os resultados preliminares serão conhecidos dentro dos próximos dias.

Relacionados

XS
SM
MD
LG