Links de Acesso

As Últimas de Washington


As autoridades russas anunciaram que uma explosão fez descarrilar um comboio de passageiros, na noite de sexta-feira, matando pelo menos 26 pessoas e ferindo mais de 50 outras. Estão dadas como desaparecidas 18 pessoas, pelo que o número de feridos deverá aumentar. Siguiam a bordo 600 passageiros e 20 elementos da tripulação.

Investigadores russos afirmaram, no sábado, terem encontrado elementos de um engenho explosivo no local do acidente, próximo da localidade de Bologoye, a 400 kms a nordeste de Moscovo.

Foi anunciado que está em curso uma investigação criminal, a qual poderá resultar em acusações de terrorismo.

O Nevski Express é um comboio de luxo de alta velocidade que liga Moscovo e a cidade de S. Petersburgo. No local do descarrilamento foi encontrada uma pequena cratera. A explosão danificou também parte da linha férrea.

O presidente russo, Dmitri Medvedev realizou uma conferência de imprensa no local do acidente e observou um minuto de silêncio. A Casa Branca tornou público um comunicado lamentando a perda de vidas e os ferimentos provocados.

Naufrágio na RDC: 73 Mortos

Um acidente com barco de carga na República Democrática do Congo resultou na morte de 73 pessoas. O Comité Internacional da Cruz Vermelha, a embarcação transportava também passageiros quando se afundou no Lago Mai-Ndombe.

A Cruz Vermelha diz que 272 pessoas sobreviveram ao naufrágio devido ao mau tempo, mas muitas outras continuam dadas como desaparecidas.

De acordo com as autoridades, o barco em questão não estava autorizado a transportar passageiros.

Ferry Afunda-se no Bangladesh: 33 Mortos

No Bangladesh, um ferryboat levando a bordo mais de mil passageiros afundou-se na noite de sexta-feira, provocando, pelo pelos, 33 mortos e perto de 45 desaparecidos.

As autoridades locais afirmam que o acidente ocorreu no Rio Tetulia, na Ilha de Bhola, a cerca de 150 kms a Sul da capital, Dacca. Os passageiros regressavam às suas terras para celebrar o dia santo muçulmano Eid al-Adha.

As autoridades do Bangladesh dizem que o ferryboat se virou quando os passageiros desembarcavam na terminal.

Avião Zimbabueano Cai Na China

Um avião de carga de nacionalidade zimbabueana despenhou-se na China, resultando na morte dos três membros da sua tripulação e ferindo quatro outros.

A agência noticiosa chinesa refere que o desastre aéreo ocorreu quando o avião de carga, um DC-11, de fabrico americano, levantava voo do aeroporto internacional de Xangai, com destino ao Kirguistão, às primeiras horas de sábado.

A televisão estatal chinesa noticiou que o avião zimbabueano saiu da pista em chamas durante a descolagem, provocando um incêndio num armazém.

A embaixada americana em Pequim revelou que os três tripulantes do avião de matrícula zimbabueana eram de nacionalidade americana.

República Centro Africana: Governo Retoma Posição

Um representante da ONU disse que tropas governamentais na República Centro Africana recapturaram a cidade nortenha de Ndele, uma posição-chave que tinha sido capturada pelos rebeldes.

O coordenador para a ajuda humanitária da ONU, Jean-Sebatien Munie, disse que soldados retomaram o controlo de Ndele na sexta-feira à noite.

Centenas de rebeldes da Convenção dos Patriotas para a Justiça e Paz tinham capturado Ndele na madrugada de quinta-feira.

Informações não confirmadas referem que terão morrido entre três a 15 pessoas, em resultado dos confrontos.

Ndele localiza-se junto à fronteira com o Sudão e o Chade.

Somália: Militantes Pró-Al Qaida

Conquistam Cidade Fronteiriça

Na Somália, um grupo militante ligado à Al Qaida capturou uma localidade estratégica junto da fronteira com o Quénia, fazendo com que centenas de pessoas fugissem através da linha fronteiriça.

Testemunhas oculares disseram à VOA que combatentes fortemente armados do grupo islâmico al-Shabab não encontram qualquer resistência e que os seus elementos entram facilmente pela cidade de Dobley, no Sul da Somália, às primeiras horas de sábado.

Aquela cidade era anteriormente controlada pelo grupo rival Hizbul Islam.

Celebrações do Eid al-Adha

Muçulmanos em todo o mundo estão a celebrar o festival Eid al-Adha, incluindo mais de dois milhões de peregrinos que tomam parte na peregrinação anual a Meca, na Arábia Saudita.

Os peregrinos na cidade santa de Meca atiraram pedras contra três pilares representando o Satanás, um ritual que começou na sexta-feira e que irá continuar até domingo, o terceiro dia da peregrinação.

No sábado, as autoridades sauditas detectaram um paquistanês de 70 anos de idade que tomava parte nas celebrações e que morreu de gripe A. Foi o quinto peregrino a morrer com aquele vírus, desde que a peregrinação começou. Há receio de que o vírus possa contaminar outros participantes.

Clérigo: Irão Vai produzir

Urânio Enriquecido

Um destacado clérigo iraniano afirmou que o Irão vai produzir o seu próprio urânio enriquecido para o seu reactor em Teerão, caso a Agência Nuclear da ONU se recuse a fornecer o combustível necessário.

O ayatolah Ahmad Khatami disse, no sábado, que o Irão está em crer ter direito a combustível nuclear, com ou sem o apoio da Agência Internacional de Energia Atómica.

Aquele líder religioso criticou também aquela agência da ONU por ter aprovado uma resolução, na sexta-feira censurando o Irão por desafiar as exigências internacionais para que travasse o seu processo de enriquecimento de urânio. Disse Khatami que a Agência Internacional de Energia Atómica se desacreditou ao aprovar uma resolução que ele descreveu como política e não técnica.

As nações ocidentais suspeitam que o Irão está a tentar fabricar armas nucleares sob pretexto de estar a criar um plano energético para fins civis, acusação que Teerão rejeita.

Paquistão: Expirou Amnistia Sobre Corrupção

Expirou no sábado uma amnistia sobre acusações de corrupção que beneficiava o presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari, uma amnistia que envolvia também oito mil outros cidadãos do país.

O presidente Zardari não pode ser julgado porque beneficia de imunidade decorrente do exercício do cargo, mas o Paquistão poderá potencialmente entrar no caos de individualidades próximas do presidente foram levadas a tribunal, devido à possível reabertura de casos de corrupção.

Zardari passou anos na cadeia acusado de corrupção, sendo conhecido pela alcunha do senhor dez por cento pela sua reputação em receber luvas para aprovar contratos com o governo.

Papa Recebeu Bachelet e Kirchner

As presidentes do Chile, Michelle Bachelet, e da Argentina, Cristina Kirchner, foram recebidas, sábado, por Bento XVI por ocasião do 25.º aniversário de um tratado de paz celebrado entre os dois países e assinado graças à mediação de João Paulo II.

Bento XVI sublinhou que o tratado foi uma "solução digna, razoável e justa" e está "ligado de forma indissolúvel à pessoa de João Paulo II".

Relacionados

XS
SM
MD
LG